Yuliia Pchelintseva, da Matos Mobility-Flexaco-IHS, venceu, no dia 15 de março, a 1.ª Taça de Portugal Feminina de Estrada, disputada em Albufeira. Foi a primeira prova pontuável da temporada, com início e fim na Marina de Albufeira, num percurso de 85 quilómetros para as elites e sub-23, 68 quilómetros para as sub-19, M30 e M40, e 51 quilómetros para sub-17, M50 e M60.

Pchelintseva, ciclista ucraniana, atacou ao quilómetro 72 para alcançar a frente da corrida, ultrapassou esse grupo e seguiu sozinha até à meta, numa clara demonstração de força. 30 segundos depois, e juntas, chegaram Raquel Queirós, da Atum General – Tavira – SC Farense, e Ana Caramelo (Matos Mobility-Flexaco-IHS), segunda e terceira classificadas, respetivamente. De resto, Yuliia Pchelintseva venceu a prova como sub-23, ao passo que Raquel Queirós, apesar do segundo lugar, foi a primeira elite feminina a cortar a meta. Por isso, Pchelintseva lidera o ranking geral de sub-23, ao passo que Queirós lidera na elite, à frente de Ana Caramelo e Alina Abramenka (Matos Mobility-Flexaco-IHS).

Na categoria de sub-23, Diana Zapata (Maiatos) e Mayra Silva (Matos Mobility-Flexaco-IHS) fazem companhia a Yuliia Pchelintseva no pódio do ranking geral. Nos restantes escalões, Sharith Leal (Maiatos) triunfou nos sub-19 e Nataly Verdugo nos sub-17. Já nos masters, Patrícia Rosa (Atum General – Tavira – SC Farense) venceu em M30, Sónia Rodrigues (Atum General – Tavira – SC Farense) em M40, Rosa Marques (Academia de Ciclismo do Alto Minho – Sport Clube Vianense) em M50 e, por fim, Leontina Palhas (Vertentability Cycling Team – JDC) em M60. Na classificação por equipas, é a Maiatos que sai na liderança após esta primeira etapa.

A Volta a Portugal Feminina prossegue, no dia 16 de março, com a segunda prova pontuável em Portimão.