Num fim de semana de sonho, Yuliia Pchelintseva, da Matos Mobility-Flexaco-IHS, venceu este domingo a 2.ª Taça de Portugal Feminina de estrada, depois de já ter vencido na estreia da prova, na véspera, em Albufeira. A atleta ucraniana sub-23 voltou a brilhar esta manhã, agora em Portimão, e cruzou a meta em duas horas, 36 minutos e 27 segundos, após uma corrida de 94 quilómetros que terminou na Junta de Freguesia da Mexilhoeira. Ao seu lado, e também ela uma sub-23, chegou a colega de equipa Natalie Bossano, a segunda classificada.
Pchelintseva atacou sozinha ao quilómetro 27, e teve a companhia de Bossano a partiu dos 55 mil metros de percurso. A dupla trabalhou forte até ao fim e cortou a meta com uma larga vantagem face à concorrência. Foi Lesly Malagon (Maiatos), igualmente sub-23, a chegar em terceiro, seis minutos e quatro segundos depois da líder. Na elite feminina, e tal como no sábado, foi Raquel Queirós (Atum General-Tavira-SC Farense) a mais rápida, com um tempo de duas horas, 44 minutos e 12 segundos. Quatro segundos depois, foi a vez de Alina Abramenka (Matos Mobility-Flexaco-IHS) cortar a meta em segundo, ao lado da companheira Angy Ramirez.
Nos restantes escalões, Nina Santos (Matos Mobility-Flexaco-IHS) venceu a prova de sub-19 e Inês Fonseca (Triumtermica-Águias de Alpiarça) a de sub-17. Nos masters, Patrícia Rosa (Atum General - Tavira - SC Farense) ganhou em M30 – repetiu o triunfo de sábado –, Ana Neves (Bike & Nutrition Shop) em M40, Luizete Dias (Bike & Nutrition Shop) em M50, e, por fim, Leontina Palhas (Vertentability Cycling Team - JDC) em M60. A 3.ª Taça de Portugal feminina de estrada prossegue, no dia 4 de maio, em Grândola.