De 9 a 13 de abril, Albufeira volta a acolher a Festa do Basquetebol Juvenil, juntando quase mil atletas de diversos pontos de país. Ao longo de cinco dias vão disputar-se quase 200 jogos e em competição vão estar 72 seleções distritais, de 18 associações regionais de basquetebol. A Festa do Basquetebol Juvenil reúne ainda 150 treinadores, bem como dezenas de árbitros e oficiais de mesa.

A 17.ª Festa do Basquetebol Juvenil é organizada pela Federação Portuguesa de Basquetebol, com o apoio do Município de Albufeira e da Associação de Basquetebol do Algarve, e traz até Albufeira os melhores atletas de cada associação nos escalões de Sub-14 e Sub-16, tanto em masculino como feminino. Os jogos vão ser transmitidos via streaming, através do canal oficial da Federação Portuguesa de Basquetebol – a FBAtv –, e disputam-se em vários recintos espalhados pelo concelho. “A Festa em Albufeira tem trazido alegria à cidade”, recorda o presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, ao mesmo tempo que o vice-presidente e vereador com o pelouro do Desporto, Cristiano Cabrita, admite a importância do evento para o sucesso da candidatura de Albufeira a «Cidade Europeia do Desporto 2026». “A Festa de Basquetebol Juvenil é já um evento de referência no calendário da cidade”, assume.

As partidas vão acontecer nos Pavilhões Desportivos de Albufeira, de Olhos d’Água, da Guia, no Pavilhão Francisco Neves, e também nos recintos da Escola Secundária de Albufeira, da Escola Básica e Secundária de Albufeira, e da Escola EB 2,3 Francisco Cabrita.