São muitos os pontos em comum entre Loulé e a cidade norte-americana de Carmel, o que poderá potencializar uma aproximação e futuras parcerias entre as duas cidades. A Mayor Sue Finkam esteve, no dia 4 de abril, de visita ao concelho de Loulé para explorar o território e as áreas que poderão constituir a base para parcerias futuras. “Quando voltar aos Estados Unidos irei partilhar a minha visita com os outros conselheiros municipais e a comunidade de Carmel para que, também eles, possam conhecer mais sobre Loulé. Mas igualmente gostaria de explorar os próximos passos e estabelecer com Loulé uma relação de «cidades irmãs»”, disse esta responsável.

Depois de ter decidido vir passar férias a Vilamoura, Finkam recebeu, da parte do Embaixador de Portugal em Chicago, a sugestão para uma visita protocolar ao concelho que permitisse conhecer a fundo este território. Antes de partir para Portugal, a autarca norte-americana pesquisou bastante sobre Loulé e, desde logo, viu que eram muitos os pontos em comum e que as duas cidades “se ajustam bastante bem”. Trata-se de duas cidades de pequena dimensão, mas com um elevado nível de vida (Carmel encabeça a lista das cidades do seu país de acordo com este tópico), com um forte sentimento de comunidade, uma atenção especial para a atividade cultural, para a valorização do espaço público e arquitetura, com muitos artistas e artesãos, com bons níveis de educação, e onde o turismo, em particular o golfe, é também um setor em destaque. “Temos todas estas coisas temos em comum e, nesse sentido, este parece ser um match perfeito para explorarmos”, destacou Sue Finkam.

Carmel é uma cidade do estado do Indiana, perto de Indianápolis, com 106 mil habitantes. É um centro de serviços (saúde, seguros, instituições bancárias), onde a cultura é um setor com uma forte presença, com uma população com um elevado nível de escolaridade, sendo mesmo um dos territórios norte-americanos com mais pessoas com mestrados e doutoramentos. Conta com uma vasta oferta turística, e um dos atrativos é o famoso circuito de Indianapolis, não muito longe de Carmel.

Numa altura em que são cada vez mais os cidadãos do Estados Unidos que visitam Portugal ou que aqui se fixam, a autarca acredita que este estreitar de laços com Loulé poderá potenciar essa vinda de norte-americanos a/para este concelho. “Somos uma comunidade muito global, temos residentes oriundos de 90 países, pessoas que vêm de todo o mundo e que gostam de viajar pelo mundo inteiro. É muito interessante ver que a região do Algarve é considerada como a «nova Flórida». Durante o inverno, muitas das pessoas da nossa comunidade gostam de fazer as malas e ir ao encontro do tempo quente. Nesse sentido, esta aproximação oferece-lhes uma oportunidade fantástica para as suas férias e para aproveitar a vida da melhor forma”, assegurou Sue Finkam.

Se o dia 4 foi de conhecimento e aprofundar os laços, a partir daqui há muito mais a explorar entre as duas comunidades. No futuro, uma das ideias é promover viagens de intercâmbio para estudantes e para grupos de turistas. Como notou a Mayor, dentro de um ou dois anos, Carmel irá organizar um Festival de Gastronomia e Vinhos. Nesse sentido, pretende-se que nele participem chefes de várias partes do mundo para dar aulas a estudantes, proporcionando-lhes uma experiência de cozinha global quando saírem do liceu. Sendo Loulé um concelho com uma gastronomia de excelência, restaurantes com estrelas Michelin e uma quinta vinícola, certamente que este será mais um ponto de aproximação.

Vítor Aleixo, presidente da Câmara Municipal de Loulé, manifestou-se inteiramente disponível para abraçar projetos em comum. “É uma alegria verificarmos que o nosso concelho desperta o interesse de várias localidades em todo o mundo, por ser um exemplo, nomeadamente no setor do turismo, da qualidade de vida da população, da sustentabilidade do espaço público. No caso de Carmel, será um desafio bastante interessante abraçarmos projetos em comum, que tenham impacto também na nossa comunidade. Da parte do Município de Loulé, estamos totalmente disponíveis para levar por diante esta cooperação”, declarou o autarca.