No próximo Domingo de Páscoa, 20 de abril, São Brás de Alportel volta a vestir-se de cor, fé e tradição com a realização da Festa das Tochas Floridas, uma das mais singulares manifestações pascais do país, centrada na emblemática Procissão da Aleluia.
Nesta festa rainha da comunidade são-brasense, as ruas da vila são artisticamente decoradas com cerca de 1 quilómetro de tapetes floridos, preparados pela comunidade com dedicação e orgulho. Um trabalho coletivo que começa dias antes com a apanha e preparação das flores, desafio lançado a toda comunidade, e ganha forma na madrugada de domingo, quando centenas de voluntários se dedicam, durante a noite, à criação dos tapetes por onde passará a Procissão da Aleluia.
A manhã de Páscoa começa, às 9h30, com a abertura das ruas ao público e o início do Encontro de Sabores da Páscoa, no Largo de São Sebastião, e da Mostra de Artesanato, no Adro da Igreja Matriz. Às 10h, na Igreja Matriz, celebra-se a Eucaristia da Ressurreição, seguida da aguardada Procissão da Aleluia, que percorre as ruas floridas ao som do tradicional cântico «Ressuscitou como disse! Aleluia! Aleluia! Aleluia!». A partir das 15h30, a festa continua no Adro da Igreja com um programa cultural que inclui mostras de doçaria e petiscos, a entrega de prémios dos Jogos Florais e do concurso das tochas floridas, e atuações de música e dança, com os grupos Os Vizinhos, São Brás Bailando e Tanya.
A Festa das Tochas Floridas é uma iniciativa conjunta da Associação Cultural Sambrasense, do Município de São Brás de Alportel e da Paróquia de São Brás, com o apoio do CNE – Escuteiros 1330, Junta de Freguesia, associações locais e toda a comunidade. Este evento emblemático que atrai milhares de visitantes nacionais e internacionais é também um exemplo de inclusão. De facto, e à semelhança do que acontece desde 2019, o Município de São Brás de Alportel, em parceria com a SAN – Saúde Integrativa e a Casa de Repouso e Saúde de São Brás, adaptam e reservam um espaço do percurso por onde passa a Procissão de Aleluia, com apoio logístico no acompanhamento e reservando áreas de estacionamento para dar melhores condições às pessoas com mobilidade condicionada que participam e assistem a este evento. Uma iniciativa integrada no projeto «São Brás Acessível para todos» que se repete em 2025.
Todos são convidados e são precisos para participar na preparação da festa, especialmente na apanha das flores e na preparação para a criação dos tapetes floridos. Para colaborar, basta contactar a organização através de 969 682 694 / 910 691 116 / cultura@acs.com.pt / cultura@cm-sbras.pt.
Integrada nas celebrações da Páscoa, decorre até 27 de abril a Quinzena Gastronómica «Sabores do Caldeirão», que convida à descoberta dos sabores tradicionais do Algarve com propostas inspiradas na Dieta Mediterrânica e bem acompanhadas com vinhos do Algarve. São seis os restaurantes são-brasenses que aderem à iniciativa, promovendo a gastronomia local e incentivando o turismo e a economia regional. Os clientes que escolherem estes menus habilitam-se ainda a ganhar vales de refeição, a sortear por cada restaurante aderente.