No dia 4 de abril, entre as 10h30 e as 21h, o tema da Interculturalidade vai ser celebrado através de três momentos completamente diferentes, mas bastante interligados, no Agrupamento de Escolas de Vila Real de Santo António, mais precisamente na sua escola secundária. No período da manhã decorrerá uma atividade que promete despertar consciências e, ao final de dia, o espaço dará lugar a uma confraternização multicultural. Entretanto, entre as 14h30 e as 17h30, a Escola Secundária de Vila Real de Santo António vai ser palco de um «encontro-desafio», em formato de mesa-redonda, onde vai ser dado espaço para a reflexão e para o debate em torno do fenómeno da imigração.
A Associação Atrevo, de Faro, levará a cabo, entre as 10h30 e as 13h, uma atividade para a comunidade escolar da Secundária de Vila Real de Santo António dedicada à «Interculturalidade», que pretende ser um momento de profunda aprendizagem. Está reservada a pessoas com idade igual ou superior aos 15 anos e promete “transformar consciências”. Depois, a partir das 14h30, numa sessão para o público em geral, serão vários os oradores convidados para se juntarem na «Sala Mário Centeno», a fim de refletirem sobre esta temática. Em destaque estarão imigrantes que na primeira pessoa vão falar sobre as suas histórias de vida; de quem chega ao território e se tenta integrar na comunidade.
De acordo com a organização, na sessão «O que é preciso contar sobre a história (verdadeira) da imigração?!» vão ser divulgados números e factos, nomeadamente sobre a realidade do Agrupamento de Escolas de Vila Real de Santo António, onde atualmente estão integradas cerca de 40 nacionalidades nos cursos diurnos como noturnos. “Vamos ouvir Histórias de Vida, numa sessão que vai ser também um lugar de esclarecimento sobre a importância das estruturas locais de apoio à Integração de migrantes e sobre a necessidade de aumentar a Literacia Mediática e o combate à Desinformação no nosso quotidiano. Vai ser dada a oportunidade para se conhecerem projetos inovadores e inspiradores, das regiões vizinhas do Alentejo e da Andaluzia, e que nos devem ativar para, em coletivo, promovermos a inclusão numa comunidade cada vez mais intercultural e com novos desafios”, indica a organização.
A finalizar este dia de comemoração, a partir das 19h30 terá lugar um convívio multicultural que promete encerrar da melhor maneira esta jornada que, com grande fôlego, celebrará a interculturalidade no Agrupamento de Escolas de Vila Real de Santo António.
Este dia inteiro é uma coorganização entre «MUROS: Imaginamos a Eurorregião Alentejo, Algarve e Andaluzia», ATREVO – Associação do Desenvolvimento Pessoal e Comunitário, Agrupamento de Escolas de Vila Real de Santo António e Centro de Formação de Associação de Escolas do Levante Algarvio. O evento integra o programa da «Semana da Interculturalidade» para o combate da pobreza e da exclusão social, da Rede Europeia Anti-Pobreza (EAPN) do Algarve.