O Município de Castro Marim garantiu, no dia 3 de abril, o financiamento para a aquisição de dois autocarros 100 por cento elétricos, com um investimento global previsto de cerca de um milhão de euros. Estes dois autocarros serão adaptados para pessoas com mobilidade reduzida e utilizados para o transporte escolar e urbano, entre as várias localidades, montes e nos principais fluxos pendulares do concelho de Castro Marim.
Os dois novos veículos serão mais um reforço da medida de descarbonização dos transportes públicos, reduzindo assim as emissões de gases poluentes e aumentando a acessibilidade. Pretende-se ainda que esta medida alargue a política de apoio às famílias nas deslocações dos seus filhos, ao mesmo tempo que incentiva, desde a infância, à utilização de transportes coletivos como alternativa ao transporte individual. A introdução de duas viaturas elétricas no transporte escolar não só oferece uma opção de transporte mais sustentável e amiga do ambiente, mas melhora também significativamente a acessibilidade de todos os alunos, independentemente das suas necessidades, modernizando a infraestrutura de transporte do Município de Castro Marim e combatendo o abandono escolar.
O financiamento tem como origem o Plano de Recuperação e Resiliência e o Fundo Ambiental, englobando os carregadores elétricos dos veículos.