O Município de São Brás de Alportel formalizou esta segunda-feira, 31 de março, os 25 protocolos e contratos-programa de apoio ao associativismo para este ano. Dá-se assim continuidade ao Plano Municipal de Apoio ao Associativismo, já na sua 19.ª edição, por manter o entendimento da premência da cooperação e do reconhecimento do papel único das associações locais na realidade e desenvolvimento sociocultural do concelho e na dinâmica da comunidade.
A Câmara Municipal de São Brás de Alportel reservou, deste modo, 693 mil euros do orçamento municipal de 2025 para apoiar o associativismo local, um aumento significativo de 25 por cento face ao ano anterior, reforçando a importância das coletividades na vida cultural, desportiva e social do concelho. A este valor juntam-se ainda, ao longo do ano, outros apoios que abrangem um número muito maior de associações, na realização de atividades não regulares. Apoios que não se cingem apenas ao cariz financeiro, mas também de cariz logístico, ao nível da divulgação, e muitas vezes de coprodução e apoio a atividades realizadas pelo restante conjunto de coletividades que desenvolve atividades de carater não regular no concelho.
O Plano de Apoio ao Associativismo de 2025 apresenta novidades, entre as quais a integração de novas modalidades desportivas como o Padel, o Bóccia, o Andebol e a Patinagem, refletindo a diversidade e crescimento das práticas desportivas no concelho. Aumentou também em 10 por cento o apoio ao melhoramento de infraestruturas consideradas de interesse municipal, garantindo melhores condições para a prática associativa. O apoio a deslocações também foi reforçado, atingindo um valor base de 1.320 euros por viatura.
A Cultura continua a ser um pilar essencial, com um apoio global de 42 mil e 410 euros para as associações de cariz cultural, refletindo um crescimento de 3 por cento. Seis associações culturais são abrangidas, incluindo a Associação Cultural Recreativa Escola de Música Sambrasense- ACREMS, o Conservatório d'Artes Cartes, o Rancho Típico Sambrasense, o Agrupamento 1330 do Corpo Nacional de Escutas, a Associação Cultural Sambrasense e o Grupo Desportivo e Cultural de Machados. O Desporto regista um investimento global de 153 mil e 516,88 euros, com um aumento de 11,5 por cento em relação a 2024. Em 2025, destaca-se a integração da nova associação desportiva Gaviões de São Brás Clube, dedicada ao basquetebol, bem como o regresso do Clube de Caça e Pesca de São Brás de Alportel neste regime de apoio regular por contrato Programa.
O compromisso com as associações de cariz social também se intensifica em 2025. O apoio à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários alcança um valor já muito próximos dos 500 mil euros, tendo sido alvo de um aumento de quase 90 por cento nos últimos três anos, num esforço muito grande para garantir as melhores condições salariais e trabalho aos bombeiros, de modo a assegurar a resposta de emergência no concelho. O bem-estar animal é outra prioridade e preocupação constante do município. Num esforço contínuo por melhorar as condições para a missão solidária da Coração 100 Dono – Associação de Defesa e Proteção dos Animais Abandonados, o Município apoia em 2025 com 30 mil e 500 euros para garantir a assistência e bem-estar de cerca de 300 animais.
O Museu do Traje da Santa Casa da Misericórdia de São Brás de Alportel é uma referência na defesa do património, no concelho e na região, com um papel primordial no desenvolvimento cultural, contando como tal com um apoio do município em 21 mil e 243 euros para auxiliar as suas atividades. A Associação de Agricultores de São Brás de Alportel também vê reforçado o seu apoio, no valor de 5 mil e 325 euros, promovendo o acesso a programas de apoio e contribuindo para o desenvolvimento rural do concelho. “Apoiar o associativismo é investir nas pessoas, no dinamismo comunitário e na qualidade de vida do nosso concelho. Perante os desafios económicos atuais, continuamos a apostar num modelo de desenvolvimento sustentado e colaborativo. As associações são a alma do nosso território, promovendo inclusão, diversidade e uma identidade coletiva forte. É essencial que continuemos a valorizar e a apoiar este trabalho de proximidade, que tanto contribui para o bem-estar de todos”, justifica o Presidente da Câmara Municipal, Vítor Guerreiro.