O Oribá é um novo espaço cultural dedicado à lusofonia, um café onde a música, a arte e a cultura dos países de língua portuguesa se encontram e ganham vida. Situado no Cineteatro Jaime Pinto, em São Brás de Alportel, convida a uma viagem pelos ritmos, sabores e expressões que ligam povos e histórias.

Com uma programação diversificada, pretende ser um ponto de encontro de culturas onde cada evento é uma celebração da riqueza e pluralidade dos países que compartilham a língua portuguesa. Mais do que um café, o Oribá quer ser um espaço de partilha, descoberta e conexão, onde a arte e a cultura derrubam fronteiras e unem pessoas. A inauguração acontece, no dia 12 de abril, com um concerto com «Roda de Santo», onde os tambores, máquinas eletrónicas e palmas acompanham vozes, criando um movimento de frequências que se transmutam e se encontram, num ambiente de festa que potencia a partilha de culturas.

No domingo, 13 de abril, haverá um Workshop de Pandeiro Brasileiro por Juninho Ibituruna, que proporcionará uma breve vivência do universo da percussão brasileira através do Pandeiro, instrumento de origem árabe que conquistou o Brasil e fez parte da criação da Música Popular Brasileira de uma forma abrangente. A 26 de abril há concerto de voz e piano com Genoveva Faísca, onde o repertório celebrará a Liberdade através de temas musicais adaptados. O espaço terá também patentes exposições de artes plásticas, começando este mês com uma exposição de pintura de Paulo Rosa Botelho.

Nesta fase inicial, o horário de funcionamento será, às segundas, terças e quintas-feiras, das 15h às 22h, e às sextas-feiras e sábados, das 15 às 24h. Estará igualmente aberto sempre que decorram eventos no Cineteatro Jaime Pinto.