Entre 5 e 20 de abril, Largo da Mó, Praça da República (Alameda), Jardim 1.° de Dezembro, Largo 1.° de Maio, Praça Manuel Teixeira Gomes, Jardim Visconde Bívar e o Adro da Igreja Matriz serão os pontos de diversão e de celebração das tradições pascais. Os vários núcleos de atração inspirados na Páscoa vão estar distribuídos um pouco por toda a cidade de Portimão, com o propósito de conciliar a tradição religiosa com a alegria da celebração desta quadra em família.
«Viva a Páscoa em Portimão 2025» é, deste modo, o programa preparado pelo Município para proporcionar duas semanas repletas de diferentes experiências em vários locais emblemáticos da cidade, onde ganha destaque a já popular Caça aos Ovos e o Coelhinho da Páscoa, mas também a Caça à Selfie, com vários spots que prometem servir de cenários originais para as imagens captadas por residentes e turistas. Aquela que é, para as famílias e para os mais novos, uma das iniciativas mais populares desta celebração promovida pela Câmara Municipal de Portimão terá lugar no fim de semana prolongado da Páscoa, entre 18 e 20 de abril.
A «Caça aos Ovos», para crianças até aos 12 anos, será realizada em moldes diferentes nesta edição, porque percorrerá a cidade e terminará no TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, onde os participantes vão poder conhecer o Coelhinho da Páscoa. A atividade decorre das 15h às 18h, nos três dias, e contará com a distribuição de ovos de chocolate a todos os participantes. O Coelhinho da Páscoa estará no Jardim Visconde de Bivar, também nos dois fins de semana (5 e 6 e 12 e 13 de abril), das 15h às 18h.
Por sua vez, o Largo 1.º de Maio, a Praça da República, o Jardim 1.º de Dezembro, o Jardim Visconde Bívar, o Largo da Mó e, este ano pela primeira vez, o Adro da Igreja Matriz de Portimão serão transformados em cenários encantadores, onde a tradição e a modernidade se unem para criar uma atmosfera festiva e acolhedora. Isto porque, através de decorações temáticas, iluminação especial e atividades lúdicas, o Município de Portimão pretende envolver a comunidade e os visitantes, proporcionando vários momentos de convívio e celebração.
Assim, no Largo da Mó será possível viajar num carrossel parisiense que tem lotação de 16 lugares. A diversão estará em funcionamento de segunda a sexta-feira, das 15h às 20h, sendo este horário alargado ao período da manhã, nos fins de semana e feriados, dias 5 e 6, 12 e 13, 18, 19 e 20 de abril, em que estará aberto das 10h às 13h e das 15h às 20h. Os «photopoint» para a Caça às Selfies serão instalados, no Largo 1.º de Maio, na Praça da República, onde haverá também um baloiço decorativo, no Jardim 1.° de Dezembro, e na Praça Manuel Teixeira Gomes, junto ao lago. O Jardim Visconde Bívar estará decorado a rigor com ovos da Páscoa e outros elementos alusivos à quadra, enquanto no Adro da Igreja Matriz de Portimão, um dos edifícios centrais das comemorações religiosas, vai ser instalada uma estrutura de arcos também alusiva à quadra.
Ainda neste programa está agendado o Concerto de Páscoa com a Orquestra do Algarve, no dia 19 de abril, às 21h, no TEMPO – Teatro Municipal de Portimão. Os bilhetes podem ser adquiridos na bol.pt e nos locais habituais. Destaque também para o Concerto de Páscoa com Barlavento Ensemble (Orquestra de Cordas) no Museu de Portimão, no dia 12 de abril, pelas 18h. Este concerto será uma viagem meditativa pelo período pascal, especialmente com obras de profundo carácter espiritual que revelam a ambiência e os momentos dramáticos da Paixão e Morte de Jesus Cristo.
O programa litúrgico vai marcar, principalmente, a Semana Santa, numa verdadeira manifestação de fé reveladora da importância desta celebração. Referência especial, portanto, para as vigílias pascais, eucaristias, vias-sacras e procissões que terão lugar, nos próximos dias, na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição – Matriz de Portimão, Paróquia da Igreja Matriz da Mexilhoeira Grande, Paróquia do Divino Salvador de Alvor, Igreja de Montes de Alvor, Igreja de Santo André – Penina, Paróquia da Nossa Senhora do Amparo e Vicariato da Pedra Mourinha.
As atividades que integram o «Viva a Páscoa em Portimão 2025» têm entrada livre e são organizadas pela Câmara Municipal.