A Infralobo, reconhecida como o primeiro «Smart Resort» de Portugal pela aposta contínua na tecnologia em prol da sustentabilidade ambiental, económica e social, dá mais um passo em frente na sua estratégia de gestão inteligente dos recursos hídricos.
Através da integração de sistemas de informação e inteligência artificial na sua gestão global, a empresa tem vindo a otimizar operações e agora expande esse compromisso aos seus clientes. Depois de alcançar uma redução de 44 por cento no uso da água para rega dos espaços verdes públicos, a Infralobo lança a campanha «Se chover, não regue», incentivando os clientes a desligarem os sistemas de rega durante os dias de chuva. “Depois de otimizarmos a nossa operação, é a hora de darmos o próximo passo e ajudarmos os nossos clientes nessa caminhada”, indica Carlos Manso, Presidente do Conselho de Administração da Infralobo.
A nova campanha foca-se em ações de sensibilização personalizadas, dirigidas a clientes cujos sistemas de rega permanecem ativos mesmo em dias de chuva. Utilizando dados da sua infraestrutura tecnológica, a Infralobo desenvolveu internamente ferramentas que permitem identificar estas situações e atuar com base em informação concreta. “Este foi um processo natural”, explica Germano Magalhães, responsável pela Smart Room da Infralobo. “Fazendo uso dos sistemas de informação já disponíveis e acompanhando a evolução da inteligência artificial, conseguimos direcionar campanhas com resultados positivos”.
Durante a fase piloto da campanha, foram enviadas 62 comunicações de sensibilização a clientes, das quais resultou uma mudança comportamental em 48 por cento dos casos – 28 clientes desligaram os seus sistemas de rega em dias de precipitação subsequentes à comunicação. “Este é um projeto pioneiro no país, sem custos adicionais para a Infralobo ou para os clientes, porque aproveita as ferramentas tecnológicas já existentes, como a telemetria. Ainda assim, o seu valor é imenso no que toca à preservação da água, um recurso precioso para todos”, reforça Carlos Manso. “A taxa de mudança comportamental demonstra, não só o impacto da campanha, como também a forte disponibilidade dos nossos clientes para adotarem práticas mais sustentáveis, alinhando-se com a Missão da Infralobo de garantir um futuro melhor para todos, através da gestão eficiente dos recursos naturais num território único e diferenciador”, conclui.