A Galeria Manuela Vale, na Escola de Artes de Lagoa – Mestre Fernando Rodrigues, em Lagoa, recebe a exposição de cerâmica «Tramas da Terra», de Idalina Garcia, que ficará patente até dia 30 de abril. A abertura acontece no dia 3 de abril, pelas 18h.

«Tramas da Terra» é uma exposição que explora a fusão entre cerâmica, bordado e ancestralidade, trazendo à tona a riqueza das tradições artesanais. Através da união entre o toque da terra moldada e a delicadeza dos fios bordados, as peças expostas contam histórias que atravessam gerações, resgatando memórias e reinventando saberes. Nesta mostra, a artista une o seu contato com a cerâmica, presente desde a infância, com o bordado e as missangas feitas por sua tia, criando um diálogo entre materiais, tempos e afetos.

Idalina Pinheiro Lemos Garcia, brasileira residente em Portugal, iniciou o percurso artístico na pintura em porcelana, técnica que aprendeu na infância e que lhe despertou a curiosidade pelo universo da cerâmica. Estudou na Escola Técnica Basileu França, no Brasil, com o professor Sérgio Jorge, e na Escola de Artes Mestre Fernando Rodrigues, em Portugal, com o professor Ricardo Lopes. A sua obra explora formas orgânicas e livres, unindo técnicas tradicionais e contemporâneas, numa busca por dar corpo às memórias e afetos que marcaram a sua trajetória. Atualmente, dá aulas no seu estúdio ID Cerâmicas (Parchal), onde realiza o sonho de criar, partilhar e inspirar através da cerâmica.

A exposição pode ser visitada, gratuitamente, de segunda-feira a sexta-feira, das 9h30 às 12h e / ou das 14h30 às 17h.