Nos dias 12 e 13 de abril, as Piscinas Municipais de Albufeira acolhem a quinta edição do Open de Albufeira, juntando 208 atletas, provenientes de 14 clubes de natação. No sábado, as provas da primeira jornada arrancam às 15h30 e, no domingo, a segunda jornada começa logo pela manhã, às 9h.
O evento destaca-se pela diversidade das provas, incluindo atletas de Natação Pura, Natação Adaptada e Masters. Estes atletas vão competir pelo máximo da pontuação, dispondo de uma piscina de 25 metros, com oito pistas e ainda um tanque com 17 metros para aquecimento e descontração. Os nadadores de Natação Pura e de Natação Adaptada poderão competir em conjunto nas provas e os Masters em provas separadas. Para as provas individuais de Natação Pura, os grupos etários serão Infantis B, Infantis A, Juvenis B, Juvenis A, Juniores e Seniores.
As provas de Masters e de Natação Adaptada serão disputadas sem diferenciação de escalões etários. Para as provas de estafeta em Natação Pura, cada clube pode apresentar até um máximo de duas equipas, de género e idades distintas. O apuramento da classificação geral coletiva será apurado pelo somatório de pontos atribuídos em cada prova a cada nadador, até ao 16.º lugar, de acordo com a sua disciplina (NPP, No, Master), o seu grupo etário (só para a NP) e o seu género, sendo que, para cada prova, só os quatro melhores nadadores de cada clube poderão pontuar. No final, haverá troféus para os classificados em 1.º, 2.º e 3.º lugares, um outro para a melhor seleção e ainda diplomas para o nadador de Natação Pura de cada escalão etário (rapaz e rapariga) com a melhor marca da competição pela tabela da FINA (Federação Internacional de Natação).
Trata-se de uma organização do Futebol Clube de Ferreiras, com o apoio do Município de Albufeira, traduzindo o compromisso das duas entidades com a promoção da inclusão e do desporto para todos. Presente estará o Conselho Regional de Arbitragem da Analgarve garantindo a arbitragem e a estrita observância dos regulamentos federativos.
Albufeira, a caminho de ser Cidade Europeia do Desporto, soma mais esta prova de aposta no desenvolvimento do desporto local e na dinamização da comunidade através de iniciativas abertas à participação de todos.