Nos dias 19 e 20 de maio vai decorrer mais uma ação de rastreio gratuito do cancro e outras doenças de pele no concelho de Alcoutim. Esta é a primeira fase de uma iniciativa da Câmara Municipal de Alcoutim que visa combater o cancro de pele e lutar contra a desinformação. Nesta ação será feito o despiste de lesões pré-malignas e malignas da pele, transmitida informação sobre medidas de proteção a tomar e efetuados alguns tratamentos com azoto líquido a doentes com lesões pré-cancerígenas.

A iniciativa decorre habitualmente durante os meses de maio e outubro e é conduzida pela médica dermatologista Manuela Aguiar, que, voluntariamente, se tem disponibilizado para colaborar nas ações de saúde da autarquia. O rastreio acontece em cinco localidades do concelho, designadamente, Alcoutim, Balurcos, Vaqueiros, Giões e Martim Longo. Na sede de concelho, o rastreio realiza-se dia 19 de maio, segunda-feira, a partir das 9h, nas instalações do Centro de Artes e Ofícios, e pelas 14h, no Lar de Idosos. Também durante a tarde, o rastreio acontece no Lar de Idosos de Balurcos. No dia seguinte, terça-feira, desloca-se para o Centro de Saúde de Vaqueiros, entre as 9h e as 11h, para o edifício da Junta de Freguesia de Giões, a partir das 11h30. Pelas 15h decorrerá no Espaço de Fisioterapia de Martim Longo.

Nos casos em que não é possível beneficiar do Autocarro Social «Vamos à vila», a Câmara Municipal disponibiliza transporte mediante inscrição prévia na Unidade de Ação Social, Saúde e Educação através do contacto telefónico 281 540 546.