Alfredo José Rosa Gomes é um dos dez finalistas do Global Teacher Prize Portugal, prémio que distingue os docentes de escolas portuguesas que mais inspiram os seus alunos. A distinção é atribuída a professoras e professores que se destacaram no contributo para o desenvolvimento dos jovens, para a comunidade e para a profissão. Os finalistas e, consequentemente, o vencedor são também escolhidos em função de algumas características como a inovação, a forma como estes docentes ajudam os alunos e também a sua vocação.
Alfredo Gomes é professor de Português, Teatro e Expressão Dramática na Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes, em Portimão. Conforme aponta a organização do prémio, já há “mais de três décadas” que o professor se dedica “a transformar a escola num palco de expressão, inclusão e crescimento”. Do trabalho educativo do docente, destaca-se a fundação do Teatro da Caverna, grupo escolar que se tornou uma referência em Portimão e por onde já passaram centenas de alunos.
Com formação em Línguas e Literaturas Modernas e mestrado em Teatro e Intervenção Social e Cultural, alia a exigência à empatia, promovendo um ensino artístico onde todos têm lugar. As suas aulas são espaços de autenticidade, onde errar faz parte do processo e a confiança é a base do trabalho. Ao longo dos anos, desenvolveu metodologias que valorizam a expressão, a colaboração e o desenvolvimento de competências transversais. O Teatro da Caverna apresenta anualmente espetáculos à comunidade, dentro e fora da escola, com forte adesão do público. Para além disso, dado que trabalham com textos e autores que fazem parte dos currículos da disciplina de Português, os trabalhos funcionam como materiais didático-pedagógicos para outros professores. Muitos dos seus alunos seguiram estudos em teatro e cinema, mas o principal objetivo é formar pessoas, transmitir-lhes valores e levá-los a adquirirem um conjunto de competências transversais a várias disciplinas que lhes fiquem para a vida. Nunca selecionou alunos e trabalhou sempre com todos os que manifestaram interesse no projeto.
Distinguido com medalhas de mérito e presença regular nos media locais, sonha agora renovar o palco da escola: pretende investir o prémio em equipamento de luz e som, na melhoria dos bastidores e na criação de um xadrez gigante ao ar livre, promovendo a permanência e o convívio no espaço escolar. Para Alfredo Gomes, a escola é, na sua essência, uma preparação para a vida e o papel do professor também passa por desenvolver, no aluno, competências que lhe permitam transformar a informação em conhecimento e, posteriormente, em sabedoria.
No dia 2 de junho, a Câmara Municipal de Portimão, reconhecendo o meritório trabalho pedagógico desempenhado na comunidade, organizará uma cerimónia de homenagem aquele docente, na qual contará com a presença do presidente do júri do Global Teacher Prize Portugal 2025, Afonso Mendonça Reis. De notar que o Global Teacher Prize Portugal voltou a registar um elevado número de candidaturas, com um total de 170 submissões, refletindo o crescente reconhecimento da importância do prémio no panorama educativo nacional.
O vencedor receberá 30 mil euros, verba patrocinada pela Fundação Santander, sendo uma parte destinada a replicar ou amplificar o impacto da solução proposta, e outra parte para uso pessoal do vencedor. O prémio nacional conta ainda com uma parceria especial com a FNAC e com o Plano Nacional das Artes, sendo um projeto dos ministérios da Cultura e da Educação.
A cerimónia final de premiação do Global Teacher Prize Portugal está marcada para o próximo dia 6 de junho, no MAAT Central, em Lisboa.
A cerimónia final de premiação do Global Teacher Prize Portugal está marcada para o próximo dia 6 de junho, no MAAT Central, em Lisboa.