Os Prémios EmpreendeXXI (PEXXI) distinguiram a FiberSight, de Coimbra, como a startup mais inovadora do Norte e Centro de Portugal, enquanto a expressTEC, de Faro, venceu no Sul e Ilhas, numa cerimónia que decorreu no BPI All in One, em Lisboa. Os projetos foram selecionados entre 67 candidaturas que se apresentaram nesta edição. A iniciativa é dinamizada pelo BPI em Portugal e pelo CaixaBank em Espanha, através da DayOne, a sua divisão especializada para empresas tecnológicas e seus investidores, e visa dar um impulso ao talento das startups portuguesas de base tecnológica e digital permitindo acelerar o seu processo de crescimento e expansão global.
A expressTEC utiliza a análise de RNA combinada com inteligência artificial para personalizar os testes de elegibilidade a terapias-alvo, melhorando as taxas de resposta, a sobrevida e reduzindo os custos para os 20 milhões de pessoas diagnosticadas com cancro anualmente – metade das quais não beneficia dos tratamentos iniciais. Trata-se de uma startup de biotecnologia e spin off da Universidade do Algarve.
A empresa vai receber um prémio monetário de 6 mil euros e ter acesso a um programa de formação Moonshot Thinking en Madrid e Berlin, em colaboração com a ESADE e ICEX. Vai também participar nos Investors Day EmpreendeXXI, para manter contacto com o ecossistema investidor e empresas interessadas em colaborar com os negócios distinguidos. Finalmente, fará parte da comunidade AlumniXXI, que se consolidou como um ponto de encontro de partilha de conhecimentos, ideias e experiências entre os fundadores das empresas premiadas ao longo da história dos Prémios EmpreendeXXI. Trata-se de uma iniciativa que combina uma comunidade virtual e encontros presenciais que ajudam a reforçar relações e a criar sinergias entre os premiados e o ecossistema empreendedor e da inovação.
Os Prémios EmpreendeXXI foram lançados há 18 anos em Espanha pelo CaixaBank, através da DayOne, e a iniciativa foi alargada à participação portuguesa, através do BPI, desde 2017. Todas as empresas candidatas (incluindo as vencedoras territoriais) concorrem, a nível ibérico, a seis prémios setoriais. O objetivo é reconhecer e dar um impulso ao «potencial infinito» das startups de base tecnológica e digital que apresentem soluções nas seguintes áreas: impacto social, sustentabilidade, inovação disruptiva, escalabilidade, agro impulso e fintech. As vencedoras recebem um prémio de 20 mil euros, em cada categoria. Este ano, os PEXXI vão valorizar alguns dos temas transversais mais importantes no ecossistema empreendedor, como a escalabilidade dos projetos e o seu grau de inovação, assim como o compromisso com os desafios no domínio da sustentabilidade.
Os Prémios EmpreendeXXI são dirigidos a jovens start-ups (com menos de três anos) inovadoras e tecnológicas. O CaixaBank e o BPI pretendem dar um impulso a estas jovens empresas com soluções para responder aos desafios do futuro, permitindo acelerar o seu processo de crescimento e expansão global. Além do BPI, os prémios contam com o apoio de várias empresas, áreas de negócio e divisões do Grupo CaixaBank: AgroBank, imagin, VidaCaixa, CaixaBank Séniors, MicroBank, CaixaBank Real Estate & Homes, CaixaBank Payments & Consumer, CaixaBank Hotels & Tourism, CaixaBank Food&Drinks, CaixaBank Tech, Sostenibilidad, Banca Privada, Banca de Empresas, Innovación y CaixaBank Dualiza.