O segundo dia do FIP Silver em Vila Real de Santo António ficou marcado pela conclusão da fase de qualificação e pelo arranque dos quadros principais masculino e feminino, com forte presença portuguesa em ambos os lados da competição.
No setor masculino, a qualificação garantiu lugar no quadro principal a Bruno Pedrosa / Tiago Valério, Zé Pedro Ferreira ao lado do espanhol Aleix Pozo, enquanto Henrique Orge / Henrique Brazão beneficiaram de uma desistência de última hora e entraram como lucky losers. O quadro principal contou com 18 jogadores portugueses, mas apenas três conseguiram ultrapassar a primeira ronda: os irmãos Miguel e Nuno Deus, e João Caiano que jogou ao lado do espanhol Alejandro Calvo.
Sem surpresas entre os principais candidatos ao título: os cabeças de série Javier Barahona / Javier Garcia (n.º 1) e Lucas Campagnolo / Ignacio Sager (n.º 2) venceram os seus encontros com clareza, confirmando o seu favoritismo. O destaque do dia foi o emocionante confronto 100 por cento português entre Miguel Deus / Nuno Deus e Pedro Graça / Diogo Jesus, com os irmãos Deus a levarem a melhor.
No lado feminino, Constança Gorito / Cláudia Gaspar e Luísa Roque Pinho ao lado da francesa Laura Buteau garantiram a qualificação para o quadro principal após exibições consistentes. Com 16 jogadoras portuguesas em ação, três duplas seguiram em frente: Ana Catarina Nogueira e a argentina Martina Fassio, Mafalda Fernandes / Carmen Azcoitia (ESP), e Catarina Santos / Patrícia Ribeiro. À semelhança do quadro masculino, também aqui as principais favoritas não vacilaram. Marina Guinart / Victória Iglesias e Marta Talavan / Ksenia Sharifova venceram com autoridade e avançam para os oitavos de final.