O Dia do Município de São Brás de Alportel será assinalado com um programa muito bem preenchido de propostas para todos, de entrada gratuita, entre 30 de maio e 1 de junho. As cerimónias oficiais, com destaque para a já habitual entrega de insígnias municipais e para a apresentação da estratégia de renovação do centro urbano, são momentos altos deste programa que conta com momentos de animação para toda a família, mais uma etapa na iniciativa «gentes e memórias» e um concerto imperdível de Fernando Daniel, seguido do sempre tão aguardado espetáculo pirotécnico, assinado pelo jovem talento são-brasense Tiago Aires.

As comemorações no 1 de junho, Dia do Município, têm início às 10h, no Jardim Lourenço Viegas, com a cerimónia oficial do hastear da bandeira, ao som do Hino Nacional interpretado pela Banda Filarmónica de São Brás de Alportel, com a colaboração dos Bombeiros Voluntários de São Brás de Alportel. Pelas 10h15, no Parque Roberto Nobre, será inaugurado um mural alusivo aos 50 anos do 25 de Abril, concretizado por alunos do Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas, que presta homenagem aos valores da liberdade e da democracia.

Às 10h30, o Jardim Carrera Viegas acolhe a Sessão Solene Comemorativa, sob o lema «Reabilitação Urbana, Estratégia de Qualidade de Vida para Todos», que inclui a apresentação da Estratégia de Renovação do Centro Urbano, a assinatura do Auto de Consignação da 2.ª fase das obras de reabilitação do centro histórico e a atribuição das Insígnias Municipais, reconhecendo o mérito e dedicação de cidadãos e entidades locais.

Durante a tarde, entre as 15h e as 19h, o mesmo jardim transforma-se num espaço de alegria com a Festa da Criança, oferecendo atividades lúdicas e educativas para os mais pequenos. Às 16h cumpre-se o habitual momento de homenagem com a romagem ao mausoléu do fundador do concelho, João Rosa Beatriz, no Cemitério Municipal. Segue-se, às 16h30, a inauguração da exposição «São Brás de Alportel, Gentes e Memórias – Parte 3: Vida Social», na Galeria Municipal, um testemunho da riqueza humana e cultural do concelho. O ponto alto das celebrações acontece às 22h, com a Praça da República a receber o concerto de Fernando Daniel, um dos artistas mais populares da atualidade, seguido de um espetáculo de fogo de artifício que encerrará em grande esta data tão especial para os são-brasenses.

As comemorações estendem-se, porém, ao longo de três dias com espetáculos noturnos de entrada livre na Praça da República, sempre às 21h30: no dia 30 de maio (sexta-feira), há Neon Night Party com os DJ’s Gustavovera e Jonny V; no dia 31 de maio (sábado), a noite é de celebração com talento são-brasense, animada por David Brito e com um fabuloso concerto com os contagiantes Sniffy Marfads.

Foto: Daniel Pina