Perante o desafio da seca hidrológica estrutural que afeta a região do Algarve, a Inframoura, empresa municipal responsável pela gestão de infraestruturas em Vilamoura e Vila Sol, avança com a construção de um sistema de distribuição de Água para Reutilização (ApR) na rede em baixa, um investimento crucial para a gestão sustentável dos recursos hídricos, com candidatura efetuada ao programa Ciclo Urbano da Água – PT2030.

O projeto ApR Inframoura representa um passo significativo na promoção da eficiência hídrica e no aumento da resiliência dos sistemas urbanos de abastecimento de água face aos impactos das alterações climáticas. O projeto a executar em 2025/2026 consiste na implementação de uma rede para distribuir de ApR, proveniente do tratamento de águas residuais, para usos não potáveis, como irrigação de espaços verdes, lavagem urbana e limpeza de viaturas, contribuindo para a redução do consumo de água potável e para uma maior sustentabilidade hídrica na região.

O sistema ApR a implementar incluirá um reservatório alimentado pela entidade em alta (Águas do Algarve), uma estação hidropressora e uma extensa rede de distribuição com cerca de 10 quilómetros. Esta rede ligará o reservatório a 38 pontos de consumo existentes em Vilamoura, atualmente servidos por água potável e por água subterrânea. Com um investimento total de cerca de 1,5 milhões de euros, permitirá uma redução anual expressiva do consumo de água da rede pública na Inframoura de 34 por cento, o equivalente a 136 mil e 684 metros cúbicos por ano.

A iniciativa está fortemente alinhada com os principais instrumentos de planeamento e políticas públicas a diversas escalas, nomeadamente no Plano Estratégico para o Abastecimento de Água e Gestão de Águas Residuais e Pluviais 2030 (PENSAARP 2030) e no Plano Municipal da Ação Climática de Loulé. Alinha-se com o Programa Nacional de Investimentos 2030 (PNI 2030).