O Auditório Carlos do Carmo, em Lagoa, recebe, no dia 3 de junho, entre as 18h e as 20h, o workshop «Pais Digitais – Pela Parentalidade Digital Positiva!», por Tito de Morais e Cristiane Miranda, formadores do projeto «Miúdos seguros na Net».

A utilização das tecnologias de informação tem transformado profundamente a forma como vivemos, trazendo melhorias significativas no contexto laboral, educativo e social. No entanto, o acesso e uso deliberado e sem controlo por parte das crianças e jovens traz consigo consequências muitas vezes nefastas, colocando em risco comportamentos que vão interferir na saúde mental. A educação digital tem cada vez mais importância na nossa sociedade e, por isso, a segurança dos mais novos é uma prioridade no contexto atual, devendo passar pela responsabilidade de todos e de cada um em particular, exigindo uma abordagem abrangente de governos, escolas, pais e educadores.

Neste sentido, o Município de Lagoa, em constante diálogo com os Agrupamentos de Escolas e consciente da importância de encontrar estratégias para a prevenção de comportamentos excessivos e lesivos, sublinha a necessidade da capacitação destes jovens para comportamentos saudáveis no uso das tecnologias e ferramentas digitais, bem como pretende sensibilizar toda a comunidade para esta temática, envolvendo pais e mães, encarregados de educação, docentes e técnicos/as que trabalham direta ou indiretamente com crianças e jovens, através de um workshop gratuito a toda a população. O workshop contará ainda com um momento de abertura musical e um encerramento com reflexão final, ambos por parte da ESPAMOL.

O workshop «Pais Digitais – Pela Parentalidade Digital Positiva!» irá abordar os seguintes temas: Benefícios & oportunidades do uso da internet por crianças e jovens; Riscos, perigos e ameaças (5 C’s) do uso da Internet por crianças e jovens; O desenvolvimento do cérebro humano e sua influência na utilização da internet; Padrões Negros; Redes sociais e valores; Estilo de pais digitais e seus impactos; e Soluções parentais.