Durante os últimos seis anos, a iniciativa que leva o público a olhar para além das fachadas dos edifícios icónicos da cidade de Faro cresceu, solidificou-se e tornou-se num dos eventos com maior impacto no espaço público da capital algarvia. Após meia dúzia de edições, em fevereiro de 2025 o evento saiu do território nacional para se afirmar e evoluir junto do público espanhol, experiência que se revelou um sucesso na cidade de Sevilha.

No país vizinho ficou conhecido como [Ventus] e, agora de volta à sétima edição portuguesa, o evento cresce na sua dimensão ibérica e assume a designação apresentada em Espanha como uma marca unificada e que pretende chegar a outras geografias. Esta mudança é, no entanto, uma afirmação de um compromisso cultural que se expande além fronteiras, não apenas em termos geográficos, mas em termos artísticos, abraçando mais expressões culturais inovadoras e diferenciadoras que se revelam nas várias janelas da cidade para dar a conhecer, preservar e cultivar a arte e o património arquitetónico.

A transformação do evento traz consigo uma nova dinâmica, na vertente digital. A aplicação [Ventus] permitirá aos visitantes acrescentar novas dimensões culturais à experiência, já que, na comodidade do seu smartphone, poderão ter acesso ao programa do evento através do mapa interativo disponibilizado. Dentro da app encontrarão também diversas informações relevantes sobre o edifício onde o espetáculo decorre, o artista e o seu trabalho e ainda sobre pontos turísticos de relevância na proximidade geográfica em que se encontra. A app [Ventus] vai, no entanto, muito além da componente prática do festival, eternizando a arte que passa pelas janelas nos dias do festival e fica guardada num histórico artístico que compila todas as atuações emitidas via streaming para a posterioridade.

[Ventus] é um projeto da Inala Producciones e da Associação Cultural Sopro de Vista que conta com o apoio da Câmara Municipal de Faro e da CCDR Algarve. Nesta edição incorpora-se a Associação de Desenvolvimento Comercial da Zona Histórica de Faro como coorganizador assessorando em matéria de conteúdos e eleição de espaços a integrar na aplicação.