No dia 6 de maio, Dia Mundial do Acordeão, Nelson Conceição levou ao Cineteatro Louletano o espetáculo «Eis o Algarve», uma viagem pelas artes tradicionais do povo algarvio que mostra como o acordeão foi e é um pilar identitário da região.
Este é um espetáculo onde a dança, a música, a iluminação, o vídeo e a cenografia fazem o público submergir na identidade cultural da região, desde as suas raízes até à contemporaneidade. Uma oportunidade para redescobrirmos o Algarve, as suas gentes e heranças culturais, numa viagem audiovisual que nos transporta para um passado que nos orgulha e eleva, trazendo à tona memórias ancestrais trajadas de modernidade e sublinhadas por paisagens visuais e cenográficas exuberantes e inesperadas.
A equipa de excelência, composta por 10 músicos, os cantores Melissa Simplício, Cristina Paulo e Amabélio Pereira, 4 bailarinos do Grupo Folclórico de Faro, múltiplos intervenientes nos vídeos, diversos criadores de várias disciplinas artísticas e mais de uma dezena de técnicos, produtores e assistentes de produção, construiu um espetáculo, em resultado de uma encomenda do Município de Faro no âmbito da programação em rede «Bezaranha – Há ventos que vêm por bem», que é, de facto, único e imprevisível. Uma excelente forma de assinalar o Dia Mundial do Acordeão num Cineteatro Louletano completamente esgotado numa noite de terça-feira.
Texto: Daniel Pina | Fotografia: Daniel Pina
Veja a reportagem completa em: