Quarteira celebrou, no dia 13 de maio, o 26.º aniversário da sua elevação a Cidade, com as comemorações a arrancarem com o habitual hastear da bandeira no Largo do Centro Autárquico de Quarteira, acompanhada de formatura dos Bombeiros Municipais de Loulé. Seguiu-se uma reduzida sessão protocolar, no Auditório do Centro Autárquico, devido ao período que antecede as eleições legislativas de 18 de maio.
Na ocasião, Telmo Machado, presidente da Junta de Freguesia de Quarteira que está em final do seu terceiro e derradeiro mandato, dirigiu à assistência umas breves palavras “com o coração cheio de alegria pelo dever cumprido, por ter servido esta nossa terra, por ter ajudado a aumentar a qualidade de vida dos nossos concidadãos e a imagem de Quarteira para o exterior, mas também com um sentimento de saudade antecipada desta maravilhosa equipa que, com a sua dedicação ao serviço público, transformou a nossa freguesia e cidade”. Ao fim de 12 anos como presidente de junta, Telmo Machado leva desta experiência “as conversas com todos os fregueses, os elogios e as críticas, para o novo desafio a que me proponho”. “Quando, há mais de uma década, assumi este compromisso com todos vós, fi-lo com um objetivo muito claro: ajudar a transformar Quarteira numa freguesia mais coesa, mais moderna, mais justa e solidária, mais cultural e mais próxima das pessoas. Hoje, ao olhar para trás, sinto que demos passos muito firmes nesse sentido”, declarou o autarca.
Telmo Pinto entende que a transferência de competências para as freguesias “veio possibilitar um trabalho mais cuidado, mais próximo e mais presente no território, com o aumento da qualidade dos serviços prestados em áreas administrativas”. “Hoje, o Centro Autárquico permite que os nossos fregueses não precisem de se deslocar à sede de concelho para resolver os seus assuntos, mas falo também da manutenção dos espaços verdes, da limpeza urbana e de muitas outras áreas em que a diferença é notória, portanto, ficámos todos a ganhar”, considera. No seu último festejo de Dia da Cidade enquanto presidente de junta, Telmo Pinto mostrou-se grato a todas as pessoas que acompanharam a sua equipa, mesmo nos momentos de maior incerteza. “Uma cidade e uma freguesia vive das suas pessoas e é para elas que trabalhamos. Por isso, o brio, o olhar atento, a atenção ao pormenor, o amor à nossa terra, são fatores-chave, são o nosso cartão-de-visita. Viver em democracia é um bem maior e devemos continuar a lutar diariamente pelos valores da tolerância, liberdade, humanidade. Por isso, agradeço a todos o respeito democrático, mas também as picardias, porque cada um de nós tem um sonho para a nossa terra”, disse o presidente da Junta de Freguesia de Quarteira,
Telmo Pinto deixou ainda um agradecimento especial a todas as instituições, associações e empresários, escolas, centro de saúde, forças de segurança, à paróquia, “que connosco colaboraram para que Quarteira fosse uma cidade digna, humana, acessível, alegre e tolerante”. “Daqui a poucos meses deixarei esta função, mas continuarei a ser um de vós, um cidadão atento, participativo e orgulhoso da sua terra. Não fizemos tudo, é verdade, há sempre mais para fazer, mas fizemos muito, e fizemos com verdade, honestidade e total entrega. A Quarteira que hoje vejo é uma freguesia mais moderna, mais humana, mais forte, e sei que, com a vossa energia, com a continuidade de um trabalho sério, o futuro será risonho e feliz”, concluiu Telmo Pinto.
Texto: Daniel Pina | Fotografia: Daniel Pina
Texto: Daniel Pina | Fotografia: Daniel Pina
Veja a reportagem completa em: