O Conselho Local de Ação Social de Alcoutim reuniu, no dia 4 de junho, com os parceiros da Rede Social, para apresentar o Plano de Ação do Contrato Local de Desenvolvimento Social – CLDS 5G, um programa público do Governo de Portugal destinado a promover a inclusão social das populações mais vulneráveis e a combater a pobreza e a exclusão social em territórios prioritários.
Em Alcoutim, o CLDS 5G materializa-se através da ALCANCE – Associação para o Desenvolvimento do Nordeste Algarvio, com o projeto «Alcoutim Inclusivo», que prevê uma duração de 36 meses. O projeto irá incidir sobre dois Eixos de Intervenção fundamentais: promoção da autonomia, envelhecimento ativo e longevidade; desenvolvimento social, capacitação comunitária e intervenção em contextos de emergência social e de cenários de exceção.
Estão previstas 17 atividades, organizadas em 6 ações por eixo, com uma dotação financeira global de 357 mil e 605,78 euros, integralmente financiada pelo Programa PESSOAS 2030, no âmbito da Área Temática Demografia, Qualificações e Inclusão. O trabalho desenvolvido até à data resulta de uma forte articulação entre a ALCANCE, enquanto Entidade Coordenadora Local da Parceria, e os instrumentos da Rede Social, com base no Diagnóstico Social e no Plano de Desenvolvimento Social, em estreita colaboração com a Unidade de Ação Social, Saúde e Educação do Município de Alcoutim, bem como com o Projeto Radar Social, igualmente gerido pelo Município.
O Plano de Ação agora apresentado será submetido como candidatura, prevendo-se, após aprovação, o início da sua execução no último trimestre de 2025. “Em territórios de baixa densidade como Alcoutim, onde os desafios da interioridade se fazem sentir com maior intensidade, projetos como o CLDS 5G assumem um papel absolutamente determinante. São instrumentos que nos permitem chegar mais longe no apoio às populações, promovendo o envelhecimento digno, a coesão social e a igualdade de oportunidades. Alcoutim continuará a estar na linha da frente na defesa da inclusão e do desenvolvimento social”, afirmou Paulo Paulino, Presidente da Câmara Municipal de Alcoutim.