O Algarve marcará presença na edição de 2026 da BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market como Destino Nacional Convidado, voltando a desempenhar um papel central naquela que é a maior feira de turismo em Portugal.

A última vez que o Algarve assumiu este lugar foi em 2016 e, dez anos depois, regressará à BTL com uma presença reforçada e com o objetivo claro de valorizar a oferta turística da região. “Esta distinção representa uma oportunidade única para reforçar a notoriedade da região junto do público nacional – que é, e continuará a ser, o principal mercado emissor de turistas para o Algarve”, destaca André Gomes, Presidente do Turismo do Algarve. “Queremos afirmar o Algarve como um destino competitivo, autêntico e diversificado, com uma oferta ajustada a diferentes perfis de viajantes e reconhecido, a nível internacional, pela sua excelente relação qualidade/preço. A BTL será o palco ideal para reforçar esta mensagem e consolidar ainda mais a ligação emocional que os portugueses têm com o Algarve, um destino onde se sentem em casa, no qual continuam a confiar e a regressar todos os anos”, acrescenta.

A presença do Algarve na BTL 2026 será marcada por um novo stand promocional com localização privilegiada no pavilhão 1 da feira, num espaço moderno e atrativo, onde estarão representados municípios, empresas e operadores turísticos, que em conjunto irão promover as várias dimensões da região: do sol e mar ao turismo de natureza, da cultura e património à gastronomia e vinhos, entre outras propostas que valorizam a diversidade do destino. A 36.ª edição da BTL irá decorrer entre 25 de fevereiro e 1 de março de 2026, na FIL – Feira Internacional de Lisboa.

Na última edição, a feira recebeu mais de 82 mil visitantes, o número mais alto de sempre, e contou com 1.500 expositores, ocupando uma área total de 50 mil metros quadrados. O evento destacou-se ainda pela forte presença internacional, com mais de 100 destinos representados. Em 2026, prevê-se novamente um forte impacto na dinamização da atividade económica, no networking profissional e na promoção turística nacional e internacional.