A campanha The Case for Saving Water, lançada pelo Turismo de Portugal em parceria com o Turismo do Algarve, acaba de ser nomeada para os Cannes Lions 2025, o mais prestigiado festival internacional de criatividade em comunicação.

Finalista na categoria Media – Breakthrough on a Budget, a campanha destacou-se pela forma original como comunicou a importância da poupança de água a quem visita a região. Seis malas de viagem transparentes cheias de água circulavam no tapete rolante de recolha de bagagens do Aeroporto de Faro, surpreendendo os turistas à chegada e despertando curiosidade imediata com mensagens que apelavam à eficiência hídrica.

A ação levou muitos visitantes, alguns dos quais desconheciam a gravidade da seca no Algarve, a comprometerem-se a adotar comportamentos mais responsáveis durante a estadia. As malas, juntas, simbolizavam os 235 litros de água que um turista pode poupar por dia com hábitos conscientes. Este reconhecimento internacional surge após os resultados concretos já registados pela iniciativa: entre março de 2024 e março de 2025, os empreendimentos turísticos aderentes ao selo Save Water reduziram em 13 por cento o seu consumo total de água, o que representa cerca de 348 mil metros cúbicos de água poupados – o equivalente a 2 por cento da capacidade das albufeiras do Algarve.

A campanha é assinada pela agência Dentsu Creative Iberia e esta nomeação nos Cannes Lions reconhece, não só a criatividade da campanha, mas também a sua capacidade de mobilizar os visitantes como aliados ativos na proteção dos recursos naturais da região.