De 6 a 9 de junho, Lagoa recebeu mais uma edição do Lagoa Wine Show, uma iniciativa da Câmara Municipal de Lagoa que já se consolidou como um dos mais relevantes acontecimentos vínicos do sul do país. Distinguido recentemente como «Evento do Ano» pelos Prémios da AMPV – Associação de Municípios Portugueses do Vinho, o certame reforçou o seu papel enquanto referência nacional na promoção da cultura do vinho, do território e da hospitalidade algarvia.

Este ano, o Lagoa Wine Show voltou a afirmar-se como uma montra privilegiada para os vinhos do Algarve, estendendo-se, numa lógica de cooperação e valorização do território nacional, à presença de algumas das mais prestigiadas regiões vitivinícolas de Portugal. Assim, para além do Algarve, estiveram representadas: o Alentejo, com vinhos de reconhecida intensidade e tradição; o Douro, berço dos vinhos do Porto e de grandes tintos de montanha; o Dão, região de elegância e história no centro do país; os Vinhos Verdes, com a sua frescura e identidade atlântica; Lisboa, uma das regiões dinâmicas e diversificadas da atualidade; a Bairrada, conhecida pelos seus espumantes e tintos estruturados; e Setúbal, com destaque para os seus generosos de perfil singular; e houve ainda a presença especial de vinhos da Moldávia e da Geórgia, incrementando a dimensão cosmopolita e de intercâmbio cultural do evento.

Inspirado na identidade e missão do conceito «Algarve Golden Terroir», o Lagoa Wine Show assume-se como um instrumento de promoção dos vinhos algarvios, do seu saber-fazer e dos seus territórios. Valoriza-se o património agrícola, a paisagem rural, os produtos endógenos e a tradição vitivinícola enquanto expressão cultural e motor de desenvolvimento sustentável e turístico. Com um programa vínico e gastronómico de excelência, o público ficou a conhecer e saboreou a diversidade dos vinhos portugueses através de provas comentadas, showcookings e momentos de partilha com produtores e especialistas.

Para além da programação vínica, o Lagoa Wine Show apresentou um programa cultural e musical eclético, com concertos, atuações de fado e animação de rua, num ambiente descontraído e sofisticado. A programação artística teve uma tónica especial no fado, reconhecido como Património Cultural Imaterial da Humanidade, mas também se abriu a outras sonoridades e expressões musicais. Os grandes destaques do cartaz foram Buba Espinho, Entre Aspas, Para Sempre Marco e Dino D’Santiago, mas também foi possível assistir a atuações de Fado Vadio no Palco Premiu e ao Fado à Janela, um apontamento musical característico do Lagoa Wine Show.

Texto: Daniel Pina | Fotografia: Jorge Gomes

Veja a reportagem completa em: