No dia 24 de junho, a Linha do Algarve assinalou um marco histórico com a realização da primeira circulação de um comboio com tração elétrica entre as estações de Faro e Vila Real de Santo António.
Tratou-se de uma marcha de ensaio correspondente a uma inspeção dinâmica de catenária, realizada no âmbito do processo de certificação em curso para a entrada em serviço da eletrificação deste troço. A viagem foi efetuada com uma composição cedida pela CP, composta por uma automotora elétrica da série 2240 (UTE2240), e assinala a chegada do primeiro comboio elétrico a Vila Real de Santo António. Esta marcha decorreu com êxito, constituindo mais um passo significativo na concretização do plano de modernização e eletrificação da Linha do Algarve, promovido pela Infraestruturas de Portugal.
A certificação da ligação entre as estações de Faro e Vila Real de Santo António, permitirá a entrada em exploração de mais um troço eletrificado na rede ferroviária. Com uma extensão de cerca de 56 quilómetros, esta ligação serve diretamente os concelhos de Loulé, Faro, Olhão, Tavira, Castro Marim e Vila Real de Santo António. O início da operação com tração elétrica neste percurso irá promover uma melhoria substancial dos níveis de operação, oferta e sustentabilidade do transporte ferroviário, reforçando a mobilidade das populações da região algarvia, respondendo aos desafios da descarbonização do setor dos transportes.
A modernização e eletrificação da Linha do Algarve constitui um investimento estratégico para o futuro da região, com impacto direto na mobilidade quotidiana e na principal atividade económica local, o turismo, através do reforço da ligação entre as principais cidades algarvias e das ligações de longo curso a Lisboa e ao Norte do país, eliminando a necessidade de transbordo. A eletrificação integral da linha permitirá ainda a redução do tempo de percurso, entre Lagos e Vila Real de Santo António, em cerca de 25 minutos, colocando o Algarve mais perto de todos.