No dia 26 de junho, Lagos acordou com uma nova identidade gráfica que ilustra o seu carácter inovador. A apresentação ao público decorreu no dia anterior, no Auditório Paços do Concelho Séc. XXI, tendo o evento contado com a presença do público e trabalhadores da autarquia. Depois da fase de teasing e apresentação, o novo logótipo será implementado de forma faseada.
Adorada pelos seus habitantes e visitantes, há muito que Lagos está associado aos Descobrimentos Portugueses e eternizado nos poemas de Sophia de Mello Breyner Andresen. Foi esse o mote de onde se partiu para a criação da nova identidade gráfica do município. Sendo Lagos um concelho de permanente descoberta, a introdução da expressão «de descobertas» vem reforçar as várias valências que o tornam tão único – as praias e a natureza, a cultura e a arte, a história e o património, a tradição e a gastronomia, mas também a aposta em áreas como o empreendedorismo, a sustentabilidade e o espírito comunitário.
Ao longo do tempo, Lagos tem sido tradicional como inovador, representado por uma marca forte que se vê agora renovada. Afinal, promover a qualidade de vida dos cidadãos passa também por se reinventar para acompanhar os novos tempos e formas de comunicar com o mundo e, em particular, com todos os que fazem parte da sua história – do passado, do presente e do futuro; das gerações mais antigas e sábias, às mais novas e aventureiras.
Mais do que uma identidade gráfica contemporânea que acompanha a evolução do concelho, o novo logótipo reflete os seus valores, começando por ser distintivo e sólido. Em termos visuais, inspira-se no seu magnetismo e na relação com o mar, esse gigante da natureza. Quanto à imagem da campanha de divulgação, não só privilegia a simplicidade da nova identidade, como dá o devido protagonismo a zonas emblemáticas, nomeadamente Praça do Infante, Praça dos Combatentes, Praia da Luz e Praia dos Estudantes.