O projeto Plantar Água, reconhecido pela sua abordagem inovadora ao restauro ecológico e à gestão da água no Algarve, entra numa nova fase nos próximos dois anos, com o intuito de contribuir para melhorar o ciclo da água de forma integrada na serra, no barrocal e no litoral. A WWF Portugal, que continua a contar com o apoio da Fundação Coca-Cola neste projeto, pretende agora atuar ao longo de todo o ciclo da água: aumentar a retenção de água nas zonas altas através de pequenas charcas e da plantação de espécies autóctones, reforçar a recarga dos aquíferos e promover a redução do consumo de água nas zonas agrícolas costeiras.

Desde 2019, o Plantar Água já interveio em 120 hectares da Serra do Caldeirão. Nesta nova fase, será mantida a gestão ativa dessas áreas e recuperados mais 80 hectares de áreas degradadas. A WWF Portugal estima que, em 2056, quando a floresta estiver madura, o projeto terá contribuído para uma recuperação de até 400 milhões de litros de água por ano, resultado da retenção natural de água no solo e nas plantas. Já durante os próximos anos, a WWF Portugal prevê a recarga de aquíferos na ordem dos 5 milhões de litros anuais e uma redução de 70 milhões de litros por ano no uso da água na agricultura. “O restauro ecológico em larga escala é uma das soluções mais eficazes para enfrentarmos a crise climática e para devolver à natureza aquilo que lhe pertence: água, biodiversidade, ecossistemas e habitats saudáveis. Projetos como o Plantar Água demonstram que as soluções baseadas na natureza podem trazer benefícios reais para as pessoas e para o planeta”, afirma Ângela Morgado, diretora executiva da WWF Portugal.

O projeto integra também uma vertente de capacitação e apoio técnico às empresas agrícolas locais para melhorar a eficiência das práticas agrícolas, promovendo a rega deficitária controlada e outras boas práticas de agricultura sustentável. Neste contexto, o Presidente da Direção da Associação de Beneficiários do Plano de Rega do Sotavento do Algarve, Macário Correia, declara que “a agricultura moderna exige cada vez melhores comportamentos e práticas, nomeadamente na eficiência do uso da água e numa região de escassez como o Algarve”. “É um desafio para todos e este projeto vai ao encontro dessa necessidade”, acrescenta. “Acreditamos que a preservação dos recursos hídricos deve andar de mãos dadas com o envolvimento das comunidades locais. O Plantar Água é um exemplo inspirador de como é possível regenerar ecossistemas e, ao mesmo tempo, criar impacto positivo duradouro para as pessoas”, refere, por sua vez, Luiz Felipe Schmidt, Diretor de Sustentabilidade e Comunicação Corporativa da Coca-Cola Portugal.

O Plantar Água reforça assim o compromisso com um Algarve mais resiliente, biodiverso e sustentável, contribuindo ativamente para o aumento da disponibilidade de água doce, num contexto cada vez mais desafiador de alterações climáticas e escassez hídrica.