De 5 a 9 de julho, o território do Geoparque Algarvensis, que abrange os concelhos de Loulé, Silves e Albufeira, recebeu a visita da norueguesa Kristin Rangnes (Geoparque Gea Norvegica, Noruega) e do francês Christophe Lansigu (Geoparque Massif des Bauges, França), avaliadores da Rede Mundial de Geoparques da UNESCO, no âmbito da candidatura a Geoparque Mundial da UNESCO. Esta missão de avaliação incluiu um programa exigente que combinou reuniões técnicas detalhadas com intensas saídas de campo, para que os avaliadores pudessem analisar o trabalho desenvolvido nos últimos anos, tanto em termos estratégicos como nas suas evidências no terreno.
Ao longo destes dias, os avaliadores visitaram infraestruturas, equipamentos, parcerias e projetos que comprovam que o Geoparque Algarvensis já funciona como tal, mesmo antes de uma eventual atribuição da chancela UNESCO. Foram, por isso, momentos-chave para demonstrar o trabalho em rede, a articulação institucional, e o envolvimento efetivo das comunidades locais, com a certeza de que a candidatura do Geoparque Algarvensis representa um marco nacional no reconhecimento internacional da identidade geológica, cultural e educativa da região.
O resultado final da candidatura só será conhecido após deliberação do Conselho da Rede Mundial de Geoparques, que terá lugar na 11.ª Conferência Internacional de Geoparques, a realizar-se entre 8 e 14 de setembro, em Temuco, Chile. Mesmo que o parecer do Conselho seja favorável, o processo ainda requer ratificação final pelos Estados Membros da UNESCO, durante a reunião do Conselho Executivo da UNESCO, prevista para a Primavera de 2026, em Paris, mas a opinião dos dois avaliadores, no término da visita, foi encorajadora. “É sempre bom conhecermos um novo território e aquilo que ele tem para oferecer e este, em particular, tem muita história para contar. Como estamos os dois ligados a geoparques, interessa-nos bastante a ligação entre a natureza e o ser humano e encontramos aqui imensos bons exemplos disso”, referiu Kristin Rangnes, à conversa com os jornalistas no Info Center do Geoparque Algarvensis em Silves.
(...)
Texto: Daniel Pina | Fotografia: Daniel Pina
(...)
Texto: Daniel Pina | Fotografia: Daniel Pina
Leia a reportagem completa em: