O Município de Vila do Bispo procedeu, no dia 3 de julho, ao hastear dos galardões da Bandeira Azul, Bandeira Qualidade de Ouro e Praia Acessível nas suas zonas balneares, numa cerimónia que contou com a presença de membros do executivo da Câmara Municipal, de representantes da Agência Portuguesa do Ambiente – ARH Algarve, da Autoridade Marítima, da ULS do Algarve, dos Bombeiros Voluntários de Vila do Bispo, da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza, dos presidentes das Juntas de Freguesia do concelho, do presidente da Região de Turismo do Algarve e nadadores salvadores.
Burgau, Cabanas Velhas, Castelejo, Cordoama, Ingrina, Mareta, Martinhal, Salema, Tonel e Zavial foram as praias galardoadas com a Bandeira Azul, símbolo de qualidade e excelência, atribuído pela ABAAE – Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação. A atribuição desta distinção baseia-se em critérios exigentes como a qualidade da água, informação e educação ambiental, gestão ambiental e de equipamentos, segurança e serviços, entre outros.
Estas 10 praias, a que acresce a praia do Barranco, Beliche, Boca do Rio e Furnas, receberam também o Galardão Praia Qualidade de Ouro 2025, atribuído pela qualidade da água balnear. Este prémio da responsabilidade da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza distingue anualmente a qualidade da água balnear das praias de portuguesas, tendo exclusivamente em consideração as análises efetuadas nos laboratórios das diferentes Administrações Regionais Hidrográficas.
Na praia da Salema foi hasteada, igualmente, a bandeira Praia Acessível – Praia para Todos!, atribuída pelo INR – Instituto Nacional para a Reabilitação que distingue zonas balneares que apresentem condições de acessibilidade e serviços para pessoas com mobilidade condicionada. O momento contou com a presença dos jovens do Campo de Férias BBB Júnior promovido pela Junta de Freguesia de Budens.