Ricardo Castro Ferreira, o bicampeão nacional de sub-10, regressa em 2025 ao World Kids Golf by Amendoeira Golf Resort para tentar defender o título conquistado neste escalão etário no ano passado. O mais antigo torneio internacional juvenil português a pontuar para o ranking mundial amador tem contado nos últimos anos com a presença do filho do antigo campeão nacional amador, Stéphane Castro Ferreira, que venceu o «net» com apenas 8 anos em 2023 e triunfou no «gross» em 2024. Este ano irá jogar pela última vez nos sub-10.

Também Matteo Balzer, de família italiana, o vencedor dos sub-14 em 2023, está de volta para jogar agora nos sub-16/18. Atenção, ainda, neste escalão de sub-16/18, a Rodrigo Marques Santos, o 4.º classificado no último Campeonato Nacional de sub-18.

Em 2025, o Amendoeira World Kids Golf decorre de 23 a 25 de julho, no Faldo Course, o campo desenhado pelo antigo n.º 1 mundial, Nick Faldo, no Amendoeira Golf Resort, no concelho de Silves. Haverá competições de sub-10, sub-12, sub-14 e, agregados, os sub-16 e os sub-18. Há classificações net e gross e o campeão do torneio será o vencedor gross da prova de sub-16/18.

Este torneio juvenil professa a filosofia de tratar os atletas como se estivessem a disputar um torneio de profissionais e até os prémios vão nesse sentido por serem aliciantes. “No ano passado, o vencedor levou para casa prémios que, no seu somatório, poderão ter atingido o valor de três mil euros”, salientou o diretor de torneio, Nelson Cavalheiro, o ex-presidente da PGA de Portugal e ex-campeão nacional de seniores.

O Amendoeira World Kids Golf é sancionado e apoiado pela Federação Portuguesa de Golfe. É igualmente reconhecido pelo R&A (a entidade organizadora do The Open Championship, o quarto torneio do Grand Slam do ano), e compreende jogadores femininos e masculinos.

Foto: Ramiro de Jesus