O Conselho Diretivo da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, I.P. aprovou o financiamento de 65 projetos no âmbito do Programa de Apoio a iniciativas culturais de caráter não profissional, nas áreas «Criação/Produção» e «Programação/Circulação», de um total de 69 candidaturas submetidas.
Foram aprovadas candidaturas de 57 associações culturais sediadas em 12 concelhos da região do Algarve, todas entidades coletivas sem fins lucrativos e de caráter não profissional, formalmente constituídas à data da abertura das candidaturas e que, no corrente ano civil, não beneficiaram de quaisquer apoios sustentados (bienais ou quadrienais) de avisos nacionais promovidos pela área governativa da Cultura. Nesta edição, 19 dos projetos aprovados desenvolvem-se em territórios de baixa densidade e verifica-se uma distribuição de 36 projetos na área da criação/produção e 29 na área da programação/circulação.
Os 65 projetos apoiados vão receber um apoio de 131 mil euros. Recorde-se que, já este ano, no âmbito dos protocolos de colaboração celebrados com nove associações, a CCDR Algarve atribuiu um apoio financeiro global de 41 mil euros. Estes apoios anuais revestem a forma de comparticipação a fundo perdido e o montante alocado ao Programa de Apoio é suportado pelo orçamento da CCDR Algarve.
No domínio da Cultura, são atribuições da CCDR Algarve, desenvolvidas através da Unidade de Cultura, o apoio às iniciativas culturais de caráter não profissional, articular com outras entidades públicas ou privadas que prossigam atribuições ou objetivos afins na respetiva área de intervenção, incentivar formas de cooperação integrada a desenvolver e concretizar mediante protocolos ou contratos-programa; a salvaguarda, a valorização e a divulgação do património cultural nas zonas de proteção de imóveis classificados, ou em vias de classificação; e participar e dinamizar iniciativas culturais, designadamente redes regionais de cultura e de valorização do património cultural e dos museus.