Um acordo entre a Fundação D. Luís I (Casa das Histórias – Centro Cultural de Cascais) e o Município de Lagos formaliza a parceria que permitirá exibir no Centro Cultural de Lagos a exposição temporária «Paula Rego: A Terra do Nunca».

O contrato de comodato das obras, aprovado na última reunião do executivo lacobrigense, prevê a cedência temporária de 47 obras da autoria de Paula Rego, as quais poderão ser apreciadas no Centro Cultural de Lagos de 19 de julho até 27 de setembro. Trata-se, nada mais, nada menos, do que a artista contemporânea portuguesa mundialmente mais conhecida, cuja vida e obra se dividiu entre Portugal e Inglaterra, tendo visto o seu percurso artístico distinguido em ambos os países, onde mereceu as mais altas condecorações.

Integrada na programação de exposições para 2025 deste equipamento cultural, a mostra reúne uma seleção de obras da artista, falecida em 2022, que nos faz regressar aos lugares da infância. Recriando um mundo de fantasia, serão apresentadas 21 gravuras a água-forte e água-tinta da série homónima, produzida em 1992, bem como outras gravuras da artista inspiradas em lendas, contos de fadas e contos tradicionais, em que as crianças são protagonistas.

A organização da iniciativa é da Câmara Municipal de Lagos, contando com o apoio da DGArtes/RTCP.