Entre as aulas de continuidade e as ações pontuais, o Clube Avô de Albufeira movimentou 1.469 pessoas no passado ano letivo. As atividades permanentes contaram com a participação de 441 pessoas de todas as freguesias do concelho, a maioria do sexo feminino (350 mulheres e 91 homens) e com idades entre os 54 e os 94 anos.
A Festa de Encerramento das Atividades do Clube Avô contou com a presença de 315 participantes, num dia festivo com almoço, baile, canto e muita dança, no espaço da Nuclegarve, nas Fontainhas. “Temos que olhar cada vez para a população que já não se encontra ativa em matéria de trabalho, mas que tem ainda muito para transmitir e apoiar outras gerações. Importa combater a sedentarização, o isolamento e todas as consequências que daí advêm, pelo que o Clube Avô tem sido de extrema importância na promoção de um envelhecimento ativo e saudável da população de Albufeira”, referiu José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira.
As atividades do Clube Avô envolvem 12 profissionais, entre técnicos do Município e colaboradores externos, e realizam-se ao longo de cerca de nove meses nas várias freguesias do concelho, nos espaços cedidos pelos clubes desportivos e nos espaços do Município, desenvolvendo diversas atividades. Este espaço de novas aprendizagens de âmbito diverso, em formato de aulas ou de oficina, teve em permanência 156 participantes de Albufeira, 104 de Ferreiras, 56 de Olhos de Água, 46 da Guia e 36 de Paderne.
Dos questionários de avaliação do Clube, releva-se uma predominância de depoimentos que apontam uma melhoria na mobilidade, na condição de saúde em geral e sobretudo na autoestima. Outro dado relevante é apontarem o Clube Avô como um incentivo para sair de casa e conviver. Refira-se ainda que a procura das atividades por parte dos munícipes desta faixa etária tem vindo a duplicar nos últimos dois anos.