Os Manjares Serranos são a mostra mais genuina dos saberes e sabores do interior do concelho louletano, alcançando ao longo dos anos um lugar de destaque e assumindo-se como um verdadeiro encontro das diferentes iguarias e pratos que são a identidade da gastronomia da Serra do Caldeirão. No dia 2 de agosto não vão faltar o Galo Guisado com Batatas, o Javali no Forno, Ensopado de Borrego, Jantarinho de Grão e as famosas Papas de Milho. Para quem quiser apenas saborear uma tapa serrana, poderá ficar-se pelo Queijo Fresco, Orelha ou Chouriço de Porco Preto da Serra do Caldeirão ou então uma açucarada Filhó Serrana e um “calço” de Aguardente de Medronho.
A Taberna dos Manjares Serranos abre pelas 18h, sendo que a música tradicional portuguesa irá começar-se a ouvir no recinto quando, pelas 19h30, o Grupo Brasa Doirada subir ao palco. Pelas 20h30 terá lugar o Baile Serrano com Telma Santos e Nelson Duarte e, às 21h, arranca o Festival de Folclore do Grupo Etnográfico da Serra do Caldeirão e que terá como convidados o Rancho Folclórico de Gáfete, do Crato e o Rancho Folclórico de Alcanhões, de Santarém, representando as tradições do Alto Alentejo e do Ribatejo.
Com entrada livre e muita gastronomia, animação e artesanato, trata-se de mais uma organização da Associação dos Amigos da Cortelha, com o apoio da Câmara Municipal de Loulé e Junta de Freguesia de Salir.