Reza a história que o povo de Boliqueime saia à rua, no início de julho, para celebrar as suas raízes, pelo que a Junta de Freguesia voltou a cumprir esta tradição com a 34.ª edição das Festas Populares de Boliqueime, nos dias 4, 5 e 6 de julho, no Largo do Adro da Igreja, contando para tal com o apoio da Câmara Municipal de Loulé e do Clube Desportivo de Boliqueime, Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Boliqueime, Associação Cultural de Boliqueime e Agrupamento de Escuteiros 1174 de Boliqueime.

Durante três dias, Boliqueime transformou-se num palco de alegria e muito convívio, com destaque para a música ao vivo, a gastronomia local, os trajes típicos e a animação de rua que refletem o melhor da identidade e cultura da freguesia. As noites foram marcadas por concertos para todos os gostos, com Nuno Florindo e João Paulo Cavaco (4 de julho), Ruben Filipe e Duo 64 (5 de julho) e Emanuel & Tânia e Filipe Romão (6 de julho).

A animação estendeu-se às ruas da freguesia, com arruadas a cargo de Filipe Romão e Luís Parente, bem como momentos de humor e interação com a Ti Gregoire e a Ti Marquinhas, figuras muito acarinhadas pela população. As associações e coletividades locais assumem um papel central, assegurando o funcionamento das tasquinhas com petiscos tradicionais, doces regionais e bebidas típicas, proporcionando a todos os visitantes uma verdadeira experiência de sabores e tradições da região. “Estas festas resultam de um esforço conjunto de toda a comunidade que em muito contribui para manter a identidade e cultura desta freguesia, reunindo os boliqueimenses de raiz e de coração”, declarou Nelson Brazão, presidente da Junta de Freguesia de Boliqueime.

Texto: Daniel Pina | Fotografia: Daniel Pina

Veja a reportagem completa em: