Gilberto Viegas apresentou oficialmente, no dia 6 de julho, a sua candidatura à presidência da Câmara Municipal de Lagos, assim como os candidatos às Juntas de Freguesia, no âmbito da coligação Aliança Democrática. O evento decorreu no Centro Cultural de Lagos, perante mais de uma centena de apoiantes, militantes e figuras de relevo da política regional e nacional.

Com uma longa experiência no serviço público, o engenheiro Gilberto Viegas, que foi presidente da Câmara de Vila do Bispo durante 12 anos, reconheceu a exigência do momento e não escondeu o peso da sua escolha: “Aqui se iniciou um ciclo de vida que muito me honrou, formou e capacitou. É com toda esta vasta experiência, conhecimento e saber que me disponibilizo para servir Lagos e os lacobrigenses. Regressarei à Câmara com a mesma honra e sentido de responsabilidade com que o fiz em 1989 como vereador pela mão de José Valentim Rosado, que foi um presidente muito à frente do seu tempo e que muito fez por esta cidade”, declarou.

Rodrigo Borges de Freitas, presidente da distrital do CDS-PP Algarve, unido no âmbito desta coligação da AD (Aliança Democrática – PSD/CDS), destacou o valor da equipa liderada por Viegas: “Lagos deve ser o orgulho de quem vive em Lagos e o sonho de quem a visita. E isso só será possível com a visão, competência e a ação de uma equipa que, para além de simpatia, acumula experiência, competência e rigor. É por isso que o CDS-PP se une ao projeto liderado por Gilberto Viegas. Em conjunto construiremos uma dinâmica sólida e transformadora que o concelho de Lagos merece”, afirmou.

O presidente do PSD Algarve e candidato à Câmara Municipal de Faro, Cristóvão Norte, indicou que “são pessoas como Gilberto Viegas que desejamos na vida pública: alguém com muita competência, exemplar do ponto de vista ético”. A sessão contou ainda com a presença dos deputados à Assembleia da República Miguel Santos e Bárbara do Amaral Correia, do presidente da Juventude Social Democrata, João Campos, e de diversas figuras da vida política nacional, que aplaudiram de pé a candidatura.