O grupo algarvio de fados e guitarradas de Coimbra «In Versus» participou, no dia 10 de julho, na XI Monumental Serenata dos Antigos Alunos da Universidade de Coimbra, na Sé Velha, em Coimbra.

A Monumental Serenata, que decorreu na escadaria da Sé Nova, inseriu-se nas Festas da Cidade de Coimbra em honra da Rainha Santa Isabel. Foi organizada por antigos alunos, reunindo quem em outros tempos passou pelas serenatas e jovens da Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra. O evento teve a participação especial de Luísa Amaro, viúva de Carlos Paredes, assinalando assim 100 anos sobre o seu nascimento. Estiveram presentes os grupos Última Luz, In Versus, Capas Negras com o guitarrista Simão Mota e Fado ao Centro.

O reportório apresentado pelos «In Versus» pretendeu dar destaque à importância que muitos algarvios tiveram ao longo do tempo na canção de Coimbra e no movimento estudantil. Foram apresentados temas de Luiz Goes com poemas do algarvio Leonel Neves, bem como uma guitarrada da autoria de Miguel Drago. Recordar que nomes como João de Deus, Manuel Teixeira Gomes, Tomás Cabreira, Emiliano da Costa e João Lúcio, entre outros, foram também eles estudantes de Coimbra. “A presença neste evento é reveladora do reconhecimento pelo trabalho que tem vindo a ser feito nas últimas décadas em tradição académica na Universidade do Algarve. As Monumentais Serenatas Académicas no Algarve que se realizam anualmente em Faro constituíram-se como momentos solenes dos festejos dos estudantes da nossa terra. Esta ligação a Coimbra tem possibilitado uma melhoria contínua daquilo que apresentamos ao público e transmitimos aos nossos colegas estudantes”, frisou João Pedro, cantor e antigo aluno da Universidade do Algarve.