O espetáculo «Cabo das Tormentas», da Janela Aberta Teatro, foi escolhido pelo comité de seleção do Festival Internacional de Teatro Clásico de Almagro, na vizinha Espanha, para integrar a programação da sua 48.ª edição, no dia 25 de julho. Esta apresentação é um marco para a criação, que terá a sua estreia internacional, e igualmente um marco para a companhia, que estará presente no mais antigo e conceituado festival de teatro clássico da península Ibérica. Antes desta submersão internacional, o espetáculo será ainda apresentado no espaço cultural «A MOAGEM – Cidade do Engenho e das Artes», no Fundão, no dia 12 de julho, às 21h30.

«Cabo das Tormentas» é um espetáculo épico e crítico inspirado na vida e obra do poeta português Luís Vaz de Camões (1524-1580), e leva o público numa profunda viagem entre a história de Portugal e da Europa, entrelaçando-a com os desafios do presente, criando um poderoso diálogo entre os antepassados gloriosos e o mundo atual. Através de uma estética única que funde Teatro Físico, Mimo Contemporâneo e Dança, baseia-se em textos de grandes escritores como Luís de Camões, Fernando Pessoa, Florbela Espanca, José Saramago e Jeanette Winterson.

A criação narra-nos a história de um grupo de mendigos, onde o espírito de Camões se revela nos tormentos interiores de um deles, oferecendo uma reflexão sobre a memória, o envelhecimento, o esquecimento e a identidade cultural. A peça estreou em outubro passado, numa temporada de cinco dias, cinco sessões, com casa cheia no histórico Teatro Lethes, em Faro, e celebrou o Dia Mundial do Teatro, a 27 de março, com uma dupla sessão (para escolas e para público geral) no Centro Cultural de Lagos, tendo rumado depois para o Cineteatro Louletano em maio do corrente ano.

Foto: Daniel Pina