Foi apresentado, no dia 3 de julho, no Auditório dos Paços do Concelho Séc. XXI, o Programa de Prevenção e Auxílio no Litoral (PPAL), que tem como objetivo garantir a segurança, o socorro e a assistência aos banhistas que frequentam, ao longo de todo o ano, as praias do concelho, vigiadas e não vigiadas, com especial incidência nos períodos fora da época balnear. Este programa resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Lagos (responsável pela coordenação, financiamento, comunicações e gestão, através do Serviço Municipal de Proteção Civil e Defesa da Floresta) e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Lagos (encarregue da execução operacional, formação e disponibilização de recursos humanos), em articulação com a Autoridade Marítima Nacional/Capitania do Porto de Lagos (comando e apoio técnico-operacional).
O PPAL abrange todas as praias classificadas como águas balneares, bem como outras zonas com elevada afluência de utentes. Conta com uma equipa permanente de três nadadores-salvadores e uma unidade móvel de intervenção – uma viatura devidamente equipada que permite uma resposta rápida em caso de emergência, até à chegada de meios diferenciados. Numa segunda fase do programa, prevê-se a promoção de ações de formação para nadadores-salvadores no concelho, com a possibilidade de criar bolsas de profissionais especializados para auxiliar a contratação por parte dos concessionários.
A sessão de apresentação contou com a presença dos parceiros envolvidos, bem como dos concessionários das praias do concelho. Destaque para a entrega da viatura Amarok (homologada pelo ISN – Instituto de Socorros a Náufragos e equipada com prancha de salvamento, boias, mala de primeiros socorros, oxigénio, sistema de comunicações, kit de desatolamento, fardamento e Desfibrilhador Automático Externo (DAE)). A entrega foi efetuada pelo presidente da Câmara Municipal de Lagos, Hugo Pereira, sendo que o projeto entrou em funcionamento a 4 de julho.
A implementação do PPAL integra-se na estratégia municipal de prevenção, vigilância e salvamento balnear ao longo de todo o ano, sendo de destacar que o clima ameno da região contribui para a presença contínua de banhistas, frequentemente em zonas não concessionadas e de difícil acesso. A vigilância é assegurada todos os dias do ano, com os seguintes horários: das 10h às 19h na época balnear, das 9h às 18h na primavera e outono, e das 9h às 17h no inverno. Em caso de necessidade, contacte a equipa de nadadores-salvadores através do contacto telefónico 927 389 316. Para situações de emergência, contacte o número europeu de emergência – 112.