A cidade de Lagos acolheu, entre 19 e 21 de junho, mais uma edição das Marchas Populares, que encheram de cor, música e tradição a Praça do Infante. Sob o tema «Encontro de Culturas pela Paz», o evento deste ano celebrou os laços entre os povos e a riqueza da diversidade cultural, com um programa recheado de animação, desfiles, bailes, tasquinhas e muito mais.
A organização esteve a cargo da Câmara Municipal de Lagos, numa grande festa popular onde não faltaram os cheiros típicos da época — manjerico, orégãos, sardinhas assadas — e o espírito alegre dos Santos Populares. Do programa fizeram parte, no dia 19, as atuações da Orquestra Ligeira de Lagos com os fadistas Gabriel Fialho e Vânia Rodrigues, do Rancho Folclórico e Etnográfico de Odiáxere, o desfile da Marcha da Santa Casa da Misericórdia de Lagos, Marcha da Associação SãoBrazArte (São Brás de Alportel), Marcha da Boavista dos Pinheiros (Odemira), Marcha do Sporting Glória ou Morte Portimonense (Portimão) e Marcha do Centro de Cultura e Desporto dos Trabalhadores da Câmara Municipal de Lagos, seguida de baile animado por Humberto Silva.
No dia 20 de junho atuaram a Sociedade Filarmónica Lacobrigense 1.º de Maio, o Centro de Estudos de Lagos e o Grupo de Bailarinas de Vera Benedito e desfilam a Marcha da NECI – Núcleo Especializado para o Cidadão Incluso, Marcha do Centro Comunitário Duna CASLAS, Marcha Baeta – Messejana (Aljustrel), Marcha Popular de Bordeira (Faro), Marcha do Grupo de Amigos da Pedreira (Silves) e Marcha do Clube Desportivo de Odiáxere, terminando a noite com o baile com Ricardo Glória. Finalmente, no dia 21 de junho, a festa começou com Tino Costa e a Academia de Ballet, Dança & Arte Sofia Rodrigues, depois desfilaram a Marcha Popular dos Bombeiros Voluntários de Cercal do Alentejo, Marcha Popular do Lar de S. Teotónio, Marcha do Clube de Instrução e Recreio Mexilhoeirense (Mexilhoeira Grande), Marcha Popular do Estrela Desportiva de Bensafrim e a Marcha do Clube Artístico Lacobrigense e a noite concluiu-se com o baile com Cláudio Rosário.
Texto: Daniel Pina | Fotografia: Carlos Costa/Município de Lagos
Veja a reportagem completa em: