O Município de Lagoa terminou a empreitada de substituição da conduta adutora Lagoa – Estômbar – Calvário, uma das principais condutas da rede de distribuição de água do concelho, obra que teve como principal objetivo melhorar o sistema de distribuição, reduzindo as roturas e as perdas de água, bem como reduzir os gastos energéticos, tornando o funcionamento do sistema hidráulico mais eficaz.

Iniciada há mais de um ano, esta empreitada permitiu substituir cerca de 5 quilómetros de conduta degradada, permitiu a substituição dos vários ramais de água e permitiu a correção da rede de distribuição, uma vez que a água passou a ser distribuída de forma gravítica, na zona de Estômbar. Para além de substituir a conduta adutora, o Município de Lagoa pavimentou o troço de estrada entre o Parque Aquático e a Mexilhoeira da Carregação.

Esta intervenção realizou-se no âmbito da primeira fase da reformulação e otimização do sistema adutor do Concelho de Lagoa, onde, para além da substituição da conduta adutora Lagoa – Estômbar – Calvário, o Município de Lagoa já substituiu a conduta adutora da Cerca da Lapa – Sesmarias e a conduta adutora da Cerca da Lapa – Moinhos/Vale de Milho.