O Museu de Portimão inaugura no sábado, dia 19 de julho, pelas 17h30, a exposição fotográfica «Barcos do Mundo», da autoria de Miguel Louro, fotógrafo amador com um percurso de 50 anos de dedicação à imagem e ao universo marítimo.
Com uma vida ligada à medicina, mas movido por um espírito aventureiro e uma forte ligação ao mar, Miguel Louro percorreu o mundo com uma máquina fotográfica em mãos, registando embarcações tradicionais de quatro continentes (América, África Ásia e Europa). Nesta mostra, partilha um olhar singular sobre barcos do Brasil (Amazónia), Senegal, Zanzibar (Tanzânia), Goa (Índia), Turquia, Espanha e Portugal – com destaque para a primitiva Lancha de Socorro Poveira, reconstituída pelo Município da Póvoa de Varzim. Com esta exposição, o autor propõe não só uma partilha do seu percurso visual e afetivo pelo mundo, mas também uma oportunidade para sensibilizar o público mais jovem para a arte fotográfica, como forma de descobrir e valorizar patrimónios culturais distintos.
Natural da Póvoa de Varzim, Miguel Louro começou a fotografar em 1975. Estudou fotografia na Escola Calouste Gulbenkian, orientado pelo professor escultor Nuno Barreto, e tem vindo a apresentar o seu trabalho em várias exposições, dentro e fora do país. Através destas imagens, procura não só partilhar a riqueza das culturas marítimas que conheceu, mas também despertar o interesse das novas gerações pela fotografia como forma de expressão e de descoberta do mundo.
«Barcos do Mundo» poderá ser visitada até 31 de agosto, de terça a domingo, entre as 14h e as 22h. O equipamento cultural encerra à segunda-feira e em feriados nacionais, sendo ainda de destacar a entrada livre para residentes em território nacional aos domingos.