A pensar nos mais novos e nas famílias, o Museu Municipal de Tavira preparou um conjunto de atividades para o período de férias de Verão, celebrando os temas das exposições patentes e o património material e imaterial de Tavira. O programa inclui visitas orientadas às exposições, oficinas pedagógicas e ações de educação artística e patrimonial, visando garantir uma experiência educativa e divertida para todos. As atividades, que terão início no dia 14 de julho, são dirigidas a famílias com crianças dos 6 aos 12 anos (mínimo de 6 participantes e máximo de 10).
Programa:
14 de julho, Segunda-feira, 9h30 às 12h15
Visita | Oficina «Um Super Herói do passado!»
Quer participar de uma aventura no tempo e descobrir os super-heróis do passado? Nesta oficina, vamos aprender como antigamente as pessoas contavam histórias de heróis com poderes incríveis, através de pinturas que se pareciam com banda desenhada. Junta-te a nós para seres um verdadeiro «Mangino» por um dia: vais desenhar, colorir e criar a tua própria banda desenhada enquanto conheces os heróis do passado.
15 de julho, terça-feira, 9h30 às 12h15
Visita | Oficina «O meu cântaro é mais bonito que o teu!»
Que peça é esta? Que decoração tem? Olha e descobre as decorações presentes nas peças em exposição no Núcleo Museológico Islâmico, no final vais criar um trabalho que levarás de recordação.
16 de julho, quarta-feira, 9h30 às 12h15
Paddy Paper «Jardins Históricos de Tavira»
Os antigos jardins históricos de Tavira guardam tesouros. Vem descobrir e conhecer estes espaços verdes cheios de histórias!
17 de julho, quinta-feira, 9h30 às 12h15
Visita | Oficina «Repensar a Arte»
A arte das últimas décadas desafia-nos a questionar o que realmente é «arte». O que antes considerávamos arte, hoje pode não ser, e aquilo que hoje é arte, talvez amanhã não o seja. Nesta oficina, vamos refletir juntos sobre estas questões complexas e partilhar as nossas próprias conclusões.
18 de julho, sexta-feira, 9h30 às 12h15
Visita | Oficina «(Re)Criar a Chuva de Verão»
De sala em sala, vais andar, observar e, no final, vais criar! Visita à exposição «Chuva de Verão – Obras da Coleção de Arte Contemporânea do Estado» com execução da tua própria obra de arte.