Uma programação diversificada com concertos de vários géneros musicais, a Feira de Artesanato com as suas tradições regionais e um Festival da Juventude foram as grandes apostas da edição deste ano das Festas em Honra do Imaculado Coração de Maria, que reuniram milhares de pessoas nos dias 4, 5 e 6 de julho, em Altura.
As festas tiveram início com um dia dedicado à juventude, na sexta-feira, 4 de julho, com atividades desportivas como um workshop de padel-surf e torneios de futebol e voleibol de praia, inaugurando assim o Festival da Juventude de Altura. Ao final da tarde, a praia de Altura acolheu o podcast «Inovação, Algarve e Juventude» com a participação de Maria Magalhães (estrategista digital e fundadora das empresas Flexgrow e BioVisão), Joana Jesus (fundadora do projeto «Poupança Criativa» – Peanuts), Francisco Machado (biólogo marinho e cofundador da Easy Harvest), Ricardo Pedro (project manager e fundador da Flow Productions) e Mariana Santos (educadora e CEO da empresa Segredos da Infância). Com a apresentação de Margarida Madeira (chefe do departamento de comunicação da Young Link) e António Guerreiro (diretor da Algarve Evolution), este podcast contou ainda com a atuação musical de António Cavaleiro e Dânia Gonçalves.
No recinto, localizado no Campo de Futebol, após a abertura da Feira de Artesanato, a Zona Jovem acolheu uma apresentação sobre literacia financeira com Nuno Santiago. À noite, com um cartaz inteiramente pensado e dedicado aos jovens, o Festival da Juventude de Altura prosseguiu com as atuações de DJ Miax, Julinho KSD e Karetus.
No sábado, 5 de julho, depois de abrir as portas da Feira de Artesanato, decorreu na Zona Jovem a apresentação «Go Ahead: Design de carreira com mentalidade empreendedora» com Isabel Costa. O palco principal começou por acolher uma atuação dos Acordeanima, seguida de um grande concerto de Matias Damásio, terminando a noite com o projeto Time Travel, composto por jovens do sotavento algarvio.
No domingo, 6 de julho, o ponto alto foram as celebrações religiosas como a procissão em Honra do Imaculado Coração de Maria, acompanhada por centenas de crentes. Logo depois houve baile popular com Hugo Madeira e a atuação das ARUTLA, um grupo de dança que muito orgulha a terra e que, este ano, apresentou novas coreografias e trouxe ao palco novas crianças artistas. A festa terminou com um espetáculo de tributo a Marco Paulo, intitulado «Obrigado Marco».
As Festas em Honra do Imaculado Coração de Maria foram organizadas pelo Município de Castro Marim, em parceria com a Junta de Freguesia de Altura, Clube Recreativo Alturense, Paróquia de Altura, Young Link, Instituto Português do Desporto e Juventude, Algarve Evolution e a Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia da Universidade do Algarve.