A Santa Casa da Misericórdia de Albufeira celebrou, no dia 10 de julho, na sede da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, a assinatura do contrato de financiamento com o Fundo Rainha D. Leonor, na sequência da candidatura aprovada ao programa de apoio de 2025. O protocolo foi assinado pela Provedora Patrícia Seromenho, e pelo Tesoureiro Carlos Oliveira, em representação da Santa Casa da Misericórdia de Albufeira.

O apoio financeiro, no valor de 19 mil e 987,50 euros, será integralmente destinado ao restauro do painel das Armas da Misericórdia, elemento de grande valor patrimonial e simbólico da Capela da Misericórdia de Albufeira. Este investimento representa um passo essencial na preservação e valorização de um dos edifícios mais emblemáticos do centro histórico de Albufeira. A Capela da Misericórdia, com origens no século XVI, é um testemunho da memória e identidade da cidade, tendo sido ao longo dos séculos palco de importantes manifestações de fé, solidariedade e cultura. Através deste apoio, o Fundo Rainha D. Leonor reconhece a relevância do projeto apresentado e associa-se à missão da Santa Casa da Misericórdia de Albufeira de preservar e dignificar o seu património histórico, artístico e religioso, contribuindo para a sua continuidade ao serviço da comunidade local.

Criado em 2013 pela União das Misericórdias Portuguesas, com o apoio da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, o Fundo Rainha D. Leonor tem como missão apoiar as Misericórdias portuguesas na reabilitação e valorização do seu património, bem como na modernização das suas respostas sociais.