A Unidade Local de Saúde (ULS) do Algarve pagou, entre os meses de janeiro e maio de 2025, mais 17,7 milhões de euros aos profissionais afetos à instituição, em comparação com igual período homólogo de 2024. Este acréscimo do valor representa um investimento nos profissionais de saúde e reflete uma orientação estratégica da administração desta instituição pública, alicerçada no cumprimento dos compromissos de valorização profissional no SNS.

Em causa está um crescimento da despesa salarial de cerca de 17 por cento, sendo o grupo profissional dos enfermeiros o que mais cresce, com cerca de 11,5 milhões de euros, ou seja, mais 26,5 por cento no valor de remunerações pagas aos cerca de 2 mil e 350 profissionais desta área na instituição – mais 5 mil euros por enfermeiro – principalmente devido à aplicação do regime legal aprovado pelo Governo no decreto-lei 111/2024. O cumprimento desta determinação havia sido comunicado aos sindicatos do setor em janeiro para ser executado em maio, o que foi cumprido.

Para o Conselho de Administração, a valorização dos profissionais de saúde é um compromisso social e uma condição essencial para a satisfação profissional, a sustentabilidade e a qualidade dos cuidados prestados na ULS Algarve. “Este montante reflete os compromissos assumidos com os cerca de 7 mil profissionais de várias carreiras e profissões que integram todas as unidades e serviços públicos de saúde afetos à ULS, visando a correção de assimetrias salariais, a aplicação das progressões de carreira e a harmonização de critérios entre os profissionais da extinta Administração Regional de Saúde do Algarve e dos Hospitais”, explica a administração da ULS Algarve. “Este investimento honra assim os compromissos assumidos no sentido de corrigir as desigualdades e as assimetrias que se arrastavam há vários anos e que foram, de forma reiterada, identificadas pelos profissionais e pelas administrações. Adicionalmente, o sistema de avaliação de desempenho – SIADAP – está em pleno funcionamento, sendo 2025 o primeiro ano após um longo período, que será corretamente aplicado aos enfermeiros da área hospitalar, ou seja, com avaliação de competências e de objetivos”, acrescenta.

O Conselho de Administração da ULS Algarve continua, deste modo, a trabalhar de forma empenhada e lado a lado com os seus profissionais e com as estruturas sindicais que os representam no compromisso de dignificação das carreiras, da justiça salarial e na resolução de problemas, em linha com o escrupuloso cumprimento da Lei.