Para estrear a primeira edição do [Ventus] Portugal’25, a iniciativa apostou num programa cultural original e diversificado, numa fusão de influências e estilos que, valorizando os talentos locais, refletiu ainda assim a cultura ibérica do festival. Com esse intuito, na manhã quente de sábado, 14 de junho, a cultura assomou-se a algumas das janelas mais emblemáticas da capital algarvia.
Numa experiência única e imersiva, guiada por Al-Mutamid e pela app que acompanha a iniciativa, multiplicaram-se as apresentações de guitarra, ópera, dança, cante alentejano, teatro e flamenco pelo centro histórico da cidade. O Duo Amar Guitarra, «Alma de Al-Hûra» – Grupo de Dança Contemporânea da ESC. SEC. Tomás Cabreira, o grupo SinCera – Teatro Universitário do Algarve, Joselito Acedo, Laura Pereira e Carmen Bentes, Recante, Linda Xennon, Neto do Cão, Daniela Rodrigues acompanhada por Ricardo Coelho, Pedro Silva e Isa Cantos, Paulo Pires, o duo Chinax, o grupo Moçoilas, Discossauro e o Clube da Batucada da Casa do Povo de São Bartolomeu de Messines, foram os nomes que compuseram a programação desta primeira edição de [Ventus] em Faro. “A iniciativa superou as expetativas em diversos aspetos, refletindo o empenho da organização, o entusiasmo dos participantes e a qualidade das propostas artísticas apresentadas. Esta edição reforça o compromisso em continuar a promover eventos de qualidade, que contribuam efetivamente para o crescimento e desenvolvimento da nossa comunidade”, declarou a organização.
[Ventus] é um projeto da Inala Producciones e da Associação Cultural Sopro de Vista que conta com o apoio da Câmara Municipal de Faro e da CCDR – Unidade da Cultura e da Associação de Desenvolvimento Comercial da Zona Histórica de Faro.
Texto: Daniel Pina | Fotografia: Luana Dias/Epopeia Records
Veja a reportagem completa em: